Cultura

Autorretrato Nordeste lança postais com imagens de quilombolas

Por Redação 03/11/2014 14h02
Autorretrato Nordeste lança postais com imagens de quilombolas
- Foto: Assessoria

Autorretrato Nordeste lança postais com imagens de comunidades quilombolas de AL

Estão em circulação por várias partes do Brasil e outros países os cartões-postais da terceira edição do projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas. O conjunto de postais, distribuídos gratuitamente, é resultado das oficinas de fotografia digital realizadas com adolescentes das comunidades de Bom Despacho (Passo do Camaragibe), Palmeira dos Negros (Igreja Nova), Cajá dos Negros (Batalha) e Sabalangá (Viçosa).

As imagens – trinta e duas ao todo – selecionadas pela equipe realizadora do projeto,apresentam aspectos culturais, sociais e econômicos das comunidades quilombolas que estão situadas nas regiões do Litoral, Sertão, Baixo São Francisco e Zona da Mata no Estado.

Para que o conjunto de postais contemplasse toda a riqueza presente no cotidiano e na história das comunidades, a seleção foi realizada priorizando iconografias que retratam os folguedos tradicionais, artes manuais, religiosidade, culinária, agricultura, patrimônios coletivos, características da fauna e flora, e as pessoas, elemento chave que consolida a identidade quilombola alagoana na atualidade.

Durante seis meses, a equipe do projeto percorreu os quatro municípios e promoveu oficinas de fotografia para cerca de cem adolescentes de idades variadas, a maioria fazendo o contato com a máquina digital pela primeira vez. Nas comunidades, a chegada do projeto foi encarada como uma grande oportunidade de apresentar os aspectos positivos das localidades.

Entre vários fatores decisivos para o sucesso das atividades, vale destacar o empenho dos participantes, à participação de lideranças comunitárias e dos colaboradores dos municípios, que se empenharam para ajudar, tanto nas oficinas, quanto na montagem das mostras locais. Os resultados foram totalmente positivos e o impacto atingiu praticamente toda a população residente nas comunidades.

Em sua terceira edição, o projeto foi premiado no edital Funarte Cultura Negra do Ministério da Cultura. As pessoas interessadas em adquirir os postais podem entrar contato com a equipe do projeto através do email [email protected] ou obtê-los durante a exposição que estará em cartaz no espaço cultural da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), localizada no Centro de Maceió. Todas as informações sobre as etapas do projeto podem ser conferidas na página www.retratonordeste.com.