Baixo São Francisco

Votação popular decide mudar o dia da feira em São Sebastião

Por 7 Segundos 17/11/2014 09h09
Votação popular decide mudar o dia da feira  em São Sebastião
- Foto: Assessoria

Com 73,07% dos votos a população de São Sebastião decidiu que a feira livre da cidade passará a ser realizada aos sábados a partir da próxima semana. A escolha ocorreu durante uma consulta popular que mobilizou o município neste domingo (16). Na consulta pública o eleitor teve a opção de escolher se a feira livre permanecesse sendo realizada aos domingos ou transferida para os sábados.

Apesar de se tratar apenas de uma consulta pública para definir o dia da feira, o clima na cidade foi semelhante ao de uma eleição tradicional durante todo o dia de ontem. Bandeiras, cabos eleitorais e muita disputa tomaram conta das ruas. Cerca de 3 mil eleitores compareceram à Escola Municipal José dos Santos Nunes, local da votação. Qualquer cidadão do município pôde participar do plebiscito, bastava apenas comparecer ao local portando documento de identidade e título de eleitor.

A mudança da feira para os sábados obteve 2.027 votos (73,07%), enquanto a permanência aos domingos obteve 747 votos (26,93%).

Tradição

Durante anos a feira livre de São Sebastião era realizada semanalmente, sempre aos domingos, até que um grupo de feirantes iniciou uma discussão em torno da possibilidade da mudança da feira para os dias de sábado.

Devido ao impasse criado, no último mês de setembro o prefeito Charles Pacheco (PP) convocou uma reunião que contou com a participação de duas comissões de feirantes, uma que defendia sua permanência aos domingos e outra que preferia a transferência para os sábados.

Na oportunidade foi definido que durante dez finais de semana consecutivos, a feira fosse realizada de forma experimental aos sábados, para que tanto a população quanto os feirantes e comerciantes pudessem sentir os efeitos da mudança e avaliar qual o melhor dia para a realização da feira. Após o período de testes ficou definido ainda a realização da consulta popular, realizada neste domingo.