Programa de Resistência às Drogas forma mais 480 alunos da rede pública
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) - um dos mais importantes instrumentos contra a influência das drogas nas escolas públicas em Alagoas -, formou 480 alunos de 3 a 14 anos, da Escola Municipal Padre Brandão Lima, na manhã desta quarta-feira (19). Desde 2003, sob a liderança da tenente coronel Valdenize Ferreira, já foram formadas mais de 70 mil crianças no Programa em todo Estado.
Durante seis meses, os alunos de 3 a 8 anos aprenderam sobre valores humanos, casos emergenciais, respeito aos mais velhos, entre outros. “Eles têm aulas lúdicas de como não aceitar presentes de estranhos, quem pode tocá-los, caso se percam, a quem procurar, entre outros”, explicou a tenente coronel Valdenize.
Já os mais velhos, entre 9 e 14 anos, têm aulas específicas da cartilha do Proerd, aprendendo a tomar decisões corretas, valores, formar redes e dizer não às drogas. “Muito deles já vivem em locais que têm foco de tráfico e drogas. Ensinamos como esses adolescentes devem se esquivar das drogas sem sofrer constrangimento”, ressaltou Valdenize.
Durante a solenidade de conclusão do curso, a diretora da escola, Jeane Mendonça, disse que o Proerd faz com que as crianças valorizem a vida, refletindo sobre o uso de drogas e seus males. “Quando recebemos o Proerd estamos fortalecendo o aluno, a família e a comunidade, pois eles levam os ensinamentos a todos que estão ao seu redor”, ressaltou Jeane.
O evento ainda contou com apresentações artísticas dos alunos em homenagem à Consciência Negra, e premiações dos melhores desenhos, pinturas e redações realizadas durante o curso.
Segundo o aluno Darlan de Oliveira, de 5 anos, durante as aulas ele aprendeu a respeitar os pais, não bater e não roubar. “As aulas foram muito legais. Aprendi que não podemos bater nos nossos pais nem aceitar presentes de estranhos da rua”, disse.
Mãe de dois alunos formandos, Janaína da Silva disse que seus filhos ficaram muito entusiasmados com as aulas do Proerd. “Eles chegavam em casa sempre com novidades, mas o que me chamou atenção foi a admiração deles em ver a polícia passando tantos ensinamentos bacanas. É um grande incentivo para que eles fiquem longe das droga”, afirmou Janaína.
Últimas notícias

Detento conhecido como ‘Capote’ é encontrado morto no Presídio do Agreste

Siderlane Mendonça é acusado de cometer ‘rachadinha’ em 2020; 11 servidores da Câmara são afastados

Alagoas registra aumento de 90% nas chegadas internacionais durante o mês de março

VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece nesta terça (29) em Arapiraca

Saiba o que Siderlane Mendonça fazia em Brasília enquanto seu gabinete era revirado pela PF

Gilmar suspende julgamento com 4x0 contra Collor, que permanecerá preso
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
