UFAL fortalece o atendimento à saúde da mulher em Arapiraca
Apesar dos fortes problemas financeiros que Arapiraca e os demais municípios alagoanos vêm enfrentando, as mulheres da cidade contarão com o apoio dos estudantes do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas na luta contra o Papiloma Vírus. O projeto coordenado pela Profª. Ms. Karol Fireman tem como principal objetivo a detecção de casos do HPV, comumente conhecido por "verruga genital", "crista de galo" e "figueira", uma doença sexualmente transmissível, causada pelo vírus papiloma.
Os acadêmicos ofertarão, a princípio, a citologia do colo uterino , que é uma importante forma de detecção, também, do câncer de colo do útero, o tipo que mais atinge as mulheres depois do câncer de mama. As consultas ginecológicas de enfermagem estarão sob a supervisão da Enfª. Msc. Cristiane Araújo Nascimento, especialista em saúda de mulher e professora da Universidade Federal de Alagoas no grupo "Saúde da Mulher".
Além das consultas de enfermagem, as pacientes terão acesso à "Educação e Saúde", com aulas voltadas para seu dia a dia com temas diversos sobre a saúde. Essa parte do projeto será ministrada por graduandos em Educação Física e Biologia, além de acadêmicas de Enfermagem.
O 1º Centro de Saúde, localizado no Bairro São Luiz, será o primeiro a receber o projeto, que em breve será estendido para outras unidades de saúde.
No total, o projeto conta com 7 acadêmicos de enfermagem, são eles: Thiago Dantas, Emilly Melo, Márcia Gleica, Marcela Laís, Imaculada Soares, Adrielle Sonara e Nayse Dantas, o graduando em Educação Física, Victor Silva, Thallyta Tenório, acadêmica de Biologia e Adriely Ferreira e Dayane Porto, do Tronco Inicial da instituição, além da supervisão das professoras Karol Fireman e Cristiane Araújo Nascimento.
Últimas notícias
A Influência dos Videogames na Cultura Moderna
Arthur Lira impulsiona transformação em Porto Real do Colégio com pavimentação rural
Prefeitura entrega hoje Centro Esportivo, praça e nova Arapiraquinha à comunidade da Vila Bananeiras
Homem de 60 anos acusado de estupro de vulnerável é preso em Japaratinga
Caminhão que transportava família tomba às margens da BR-101 em Flexeiras
Mulher recusa dar dinheiro para marido comprar drogas e sofre violência em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
