UFAL fortalece o atendimento à saúde da mulher em Arapiraca
Apesar dos fortes problemas financeiros que Arapiraca e os demais municípios alagoanos vêm enfrentando, as mulheres da cidade contarão com o apoio dos estudantes do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas na luta contra o Papiloma Vírus. O projeto coordenado pela Profª. Ms. Karol Fireman tem como principal objetivo a detecção de casos do HPV, comumente conhecido por "verruga genital", "crista de galo" e "figueira", uma doença sexualmente transmissível, causada pelo vírus papiloma.
Os acadêmicos ofertarão, a princípio, a citologia do colo uterino , que é uma importante forma de detecção, também, do câncer de colo do útero, o tipo que mais atinge as mulheres depois do câncer de mama. As consultas ginecológicas de enfermagem estarão sob a supervisão da Enfª. Msc. Cristiane Araújo Nascimento, especialista em saúda de mulher e professora da Universidade Federal de Alagoas no grupo "Saúde da Mulher".
Além das consultas de enfermagem, as pacientes terão acesso à "Educação e Saúde", com aulas voltadas para seu dia a dia com temas diversos sobre a saúde. Essa parte do projeto será ministrada por graduandos em Educação Física e Biologia, além de acadêmicas de Enfermagem.
O 1º Centro de Saúde, localizado no Bairro São Luiz, será o primeiro a receber o projeto, que em breve será estendido para outras unidades de saúde.
No total, o projeto conta com 7 acadêmicos de enfermagem, são eles: Thiago Dantas, Emilly Melo, Márcia Gleica, Marcela Laís, Imaculada Soares, Adrielle Sonara e Nayse Dantas, o graduando em Educação Física, Victor Silva, Thallyta Tenório, acadêmica de Biologia e Adriely Ferreira e Dayane Porto, do Tronco Inicial da instituição, além da supervisão das professoras Karol Fireman e Cristiane Araújo Nascimento.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
