Grupo de artistas promove Festival de Música de Arapiraca
No período de 10 a 14 de dezembro será realizado o Festival de Música de Arapiraca, que inclui uma serie de atividades culturais como shows, oficinas , debates, palestras e workshops entre outras atividades.
O projeto idealizado pelos músicos Junior Biribinha, Lecivan Martins e Nelsinho Silveira surgiu da necessidade de movimentar o cenário musical alagoano, promovendo um intercâmbio cultural com artistas locais e de outras regiões do país.
“Arapiraca sempre gostou de boas atividades culturais nós crescemos aqui e sabemos do bom gosto musical dos nossos conterrâneos, por isso, idealizamos esse festival que vai presentear o público com música de qualidade” revelou Júnior Biribinha.
O Festival de Musica de Arapiraca terá a participação de músicos conceituados como o tecladista carioca Paulo Calasans, produtor e arranjador de grandes nomes da música brasileira, como Djavan, Gal Costa e Ivete Sangalo; o baixista Ney Conceição, compositor e arranjador autodidata, que tocou com Naná Vasconcelos, Roberto Menescal e Sivuca; o violinista e guitarrista arapiraquense Mohab Canuto, à frente da Escola de Música Talenthus; o cantor e guitarrista Herberth Azul, músico e parceiro de Alceu Valença; e o baterista alagoano Carlos Balla, que já participou de trabalhos de grandes nomes da música popular brasileira e atualmente é tecladista do cantor Djavan.
O evento também terá atividades sociais, como o “ Som que cura”. Nelsinho Silveira explica que essa atividade tem como finalidade levar música aos corredores e enfermarias dos hospitais da cidade. “ Quem canta seus males espanta, já diz o ditado popular. Vamos cantar e alegrar os pacientes, queremos aliviar o sofrimento de quem está em um leito de um hospital” afirmou um dos organizadores do evento.
Para Lecivan Martins, realizar um evento desse nível é um grande desafio , principalmente com a realidade musical na indústria fonográfica atual. “ Acreditamos que não podemos nos render aos modismos , temos que ir de encontro a “ forte maré de produções musicais que está aquém da boa música. Nossa missão é perpetuar a qualidade musical brasileira” afirmou.
Os recursos para a realização do Festival de Música de Arapiraca estão sendo adquiridos por meio de patrocínio de empresas da iniciativa privada. “ Se não fosse esses parceiros que acreditam na seriedade e qualidade desse evento não seria possível concretizar esse sonho” afirmou Júnior Biribinha.
Toda a programação do evento é gratuita. Para participar dos workshops o público pode realizar as inscrições na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Arapiraca, no Centro Administrativo localizado no bairro Santa Edwiges.
Confira a programação do Festival de Música de Arapiraca:
Quarta-feira (10)
- Praça Marques da Silva, às 10h
Intervenções musicais com Cicah Jusce-AL
- Casa da Cultura, às 18h
Workshop com Paulo Calasans - RJ
- Praça Luiz Pereira Lima, às 20h
Show com músicos locais (Participação de Paulo Calasans);
Quinta-feira (11)
- Casa da Cultura, às 18h
Workshop com Ney Conceição-PA
- Praça da Prefeitura, às 20h
Show com músicos locais (Participação de Ney Conceição);
Sexta-feira (12)
- Praça Marques da Silva, às 10h
Intervenções Musicais com Cicah Jusce-AL
- Casa da Cultura, às 18h
Workshop com Mohab Canuto Campos-AL
- Mercado do Artesanato
Show com Noaldo do Acordeon-PB
Show com Art & Choro;
Sábado (13)
Casa da Cultura, às 18h
Palestra com Dr. Eduardo Albuquerque sobre "Voz! Um toque à distância"
Mercado do Artesanato, às 20h
Show com Sons e Dons
Show com Heberth Azzul-AL; e
Domingo (14)
- Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, às 15h
O Som que Cura-AL
-Parque Ceci Cunha, às 17:00h
Encontro de Bateristas, com Carlos Balla
- Mercado do Artesanato, às 20h
Show com Ricardo Lopes Jazz Trio.