Alagoas

Alagoas tem 412 alunos premiados em olimpíada de Matemática

Por Agência Alagoas 08/12/2014 09h09
Alagoas tem 412 alunos premiados em olimpíada de Matemática
Agência Alagoas - Foto: Agência Alagoas

Alagoas teve 412 estudantes premiados na edição 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira (28) no site oficial do evento – www.obmep.org.br. Destes 412, 112 são alunos da rede pública estadual que alcançaram, respectivamente, uma medalha de prata, 23 de bronze e 88 menções honrosas pela participação no evento.

O estado teve quatro medalhistas de prata, sendo um da rede estadual, Gabriel de Farias Neto, da Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca, no nível 2 – que corresponde aos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental – e três do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no nível 3, referente ao Ensino Médio: José Monteiro de Lemos Neto, Júlia Albuquerque Aguiar e Arthur da Costa Vangasse.

Vinte e três alunos da rede pública estadual conquistaram medalha de bronze nos três níveis da olimpíada: Givaldo Gomes Duarte Junior, da Escola Delmiro Gouveia (Delmiro Gouveia); Brenda Rafaela de Souza Alves, da Escola Jorge de Lima (União dos Palmares); Mateus de França Jucá, Escola Rosalvo Ribeiro (Maceió); Sandry Maria de Farias Silva, da Escola Rubens Canuto (Maceió); José Josimar Gomes de Souza, da Escola José Sena Dias (Piranhas); Dairly Kelveis da Silva, da Escola Maria José Loureiro (Maceió); Mateus Alves dos Santos, da Escola Claudizete Lima Eleutério (Rio Largo); Samuel Ferreira da Silva, da Escola Adalberto Marroquim (Batalha); Alan Douglas dos Santos Lima, da Escola Izaura Antônio de Lisboa (Arapiraca); Haniel Soares Lemos, da Escola Maria José Loureiro (Maceió); Keren Barbosa Teixeira, da Escola Adalberto Marroquim (Batalha); Pedro Lucas Cardoso Clemente, da Escola Manoel de Matos (Santana do Mundaú); Paola Gomes da Silva, da Escola Manoel de Matos (Santana do Mundaú); Alison Nunes da Silva, da Escola Álvaro Paes (Coité do Noia); da Indiana Jhones dos Santos, da Escola Djalma Barros Siqueira (Coruripe); Jefferson da Rocha Silva, da Escola Margarez Lacet (Maceió); Wellington de Oliveira Santos, da Escola Estadual Manoel André (Arapiraca); Pleverton Gonçalves, da Escola Estadual Maria de Lourdes da Silva (Batalha); João Maurício Nassau, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (Maceió); Deyferson Fernandes Barbosa, da Escola Romeu Avelar (Maceió); José Denner Lira do Nascimento, da Escola Professor Quintella Cavalcanti (Arapiraca); José Diego Cavalcante Sampaio, também da Escola Professor Quintella Cavalcanti (Arapiraca) e Daniel Victor dos Santos Rocha, da Escola Santos Ferraz (Taquarana).

Também foram premiadas as escolas estaduais Manoel de Matos (Santana do Mundaú), Padre Jefferson Carvalho(Arapiraca), Isídro Teixeira (Chã Preta), Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão), Artur Lopes Ferreira (Murici) Professora Joanita de Melo (Ouro Branco), Remy Maia (Palmeira dos Índios), José Sena Dias (Piranhas), Professora Maria Avelina do Carmo (Traipu) e Álvaro Paes (Coité do Noia) as quais receberam kits esportivos e didáticos da OBMEP.

Ainda foram contemplados com premiação os professores da rede estadual Josué Lourenço de Alcantara (Escola Álvaro Paes), Marizilda Araujo da Silva (CEJA Remy Maia) e Hartenia Gomes ( Escola Manoel de Matos).

Talentos da rede

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, comemorou o resultado alcançados pelos estudantes alagoanos na edição 2014 da OBMEP. “Este ano, já tivemos estudantes da rede pública alagoana destacando-se nas olimpíadas brasileiras de Astronomia e de Língua Portuguesa e agora recebemos este resultado da Olimpíada de Matemática que muitos nos alegra e orgulha. Isto mostra que temos muitos talentos nas escolas da rede pública alagoana”, destaca a secretária.

O coordenador da OBMEP em Alagoas, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Adelailson Peixoto também apontou resultados positivos do evento, que, em Alagoas, registrou aumento de participação entre 2013 e 2014, passando de 341 alunos premiados no ano passado para os 412 deste ano.

“Registramos um aumento de participação principalmente entre os estudantes do interior do estado e tivemos quase 70 medalhistas de bronze ou prata que conseguiram este resultado competindo com 19 milhões de estudantes de todo o país, o que é um grande feito”, afirma Adelailson.

O coordenador adianta que, a partir de 2015, os medalhistas da OBMEP participarão de programas de iniciação científica e receberão bolsa mensal e formação de professores da Ufal. “Esta capacitação será realizada tanto em Maceió como em Arapiraca e propiciará grandes benefícios na formação destes alunos”, afirma Adelailson, informando ainda que a premiação dos medalhistas e dos alunos menção honrosa será realizada na metade de 2015 em Maceió ou Arapiraca.

Em todo o Brasil, 19 milhões de estudantes participaram da décima edição Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, cujas provas foram aplicadas em maio e setembro. Todos os medalhistas receberão um ano de bolsa de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os que já estiverem cursando o nível superior também recebem bolsas de iniciação científica para graduação e Mestrado.