Registro do Sururu como Patrimônio Imaterial aconteceu na quinta-feira
O Conselho Estadual de Cultura (CEC) se reuniu, nesta quinta-feira (11), às 15h, no Salão de Despachos do Palácio de Governo República dos Palmares, para último encontro deliberativo e decidiu o registro do sururu como Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas. A reunião foi aberta ao público.
O processo para registro do Sururu como Bem Cultural de Natureza Imaterial foi iniciado no mês de junho deste ano, solicitado formalmente pelo professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Edson Bezerra e pelo estudante de mestrado Ernani Viana Neto.
Além da reunião, ao longo do dia foram realizadas várias atividades na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, que celebram o Sururu como ícone da identidade alagoana.
No começo da tarde, a partir 13h30, aconteceu o Encontro da Cultura Alagoana, que reúne artistas, grupos de folguedos e danças populares, de terceira idade, coordenados pelo Ponto de Cultura “Face a Face”, em parceria com a Facima – Faculdade para Terceira Idade.
Em seguida, às 16h, foi realizada leitura dramatizada do documento 'Manifesto Sururu', com performance do ator alagoano José Marcio Passos. Também acontecerá o lançamento do livro 'Manifesto Sururu: por uma antropofagia das coisas alagoanas', ambos escritos por Edson Bezerra.
Para encerrar a programação, às 19h, a Praça dos Martírios recebeu a Mostra Sururu de Cultura Alagoana, um encontro de artistas, intelectuais, grupos populares e capoeiristas de Alagoas.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
