Registro do Sururu como Patrimônio Imaterial aconteceu na quinta-feira

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) se reuniu, nesta quinta-feira (11), às 15h, no Salão de Despachos do Palácio de Governo República dos Palmares, para último encontro deliberativo e decidiu o registro do sururu como Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas. A reunião foi aberta ao público.
O processo para registro do Sururu como Bem Cultural de Natureza Imaterial foi iniciado no mês de junho deste ano, solicitado formalmente pelo professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Edson Bezerra e pelo estudante de mestrado Ernani Viana Neto.
Além da reunião, ao longo do dia foram realizadas várias atividades na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, que celebram o Sururu como ícone da identidade alagoana.
No começo da tarde, a partir 13h30, aconteceu o Encontro da Cultura Alagoana, que reúne artistas, grupos de folguedos e danças populares, de terceira idade, coordenados pelo Ponto de Cultura “Face a Face”, em parceria com a Facima – Faculdade para Terceira Idade.
Em seguida, às 16h, foi realizada leitura dramatizada do documento 'Manifesto Sururu', com performance do ator alagoano José Marcio Passos. Também acontecerá o lançamento do livro 'Manifesto Sururu: por uma antropofagia das coisas alagoanas', ambos escritos por Edson Bezerra.
Para encerrar a programação, às 19h, a Praça dos Martírios recebeu a Mostra Sururu de Cultura Alagoana, um encontro de artistas, intelectuais, grupos populares e capoeiristas de Alagoas.
Últimas notícias

Bombeiras relatam desafios enfrentados para aliar maternidade e profissão

PM inicia mês de maio com 21 armas de fogo retiradas de circulação em Alagoas

A dupla missão de policiais militares alagoanas entre os desafios e vitórias da maternidade atípica
Carro sobra em curva na AL-430, em Passo de Camaragibe

Cantor Bruno fala sobre o estado de saúde de Marrone, que caiu de palco

Adolescente é vítima de homicídio em quadra de escola na cidade de Cajueiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
