Registro do Sururu como Patrimônio Imaterial aconteceu na quinta-feira
O Conselho Estadual de Cultura (CEC) se reuniu, nesta quinta-feira (11), às 15h, no Salão de Despachos do Palácio de Governo República dos Palmares, para último encontro deliberativo e decidiu o registro do sururu como Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas. A reunião foi aberta ao público.
O processo para registro do Sururu como Bem Cultural de Natureza Imaterial foi iniciado no mês de junho deste ano, solicitado formalmente pelo professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Edson Bezerra e pelo estudante de mestrado Ernani Viana Neto.
Além da reunião, ao longo do dia foram realizadas várias atividades na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, que celebram o Sururu como ícone da identidade alagoana.
No começo da tarde, a partir 13h30, aconteceu o Encontro da Cultura Alagoana, que reúne artistas, grupos de folguedos e danças populares, de terceira idade, coordenados pelo Ponto de Cultura “Face a Face”, em parceria com a Facima – Faculdade para Terceira Idade.
Em seguida, às 16h, foi realizada leitura dramatizada do documento 'Manifesto Sururu', com performance do ator alagoano José Marcio Passos. Também acontecerá o lançamento do livro 'Manifesto Sururu: por uma antropofagia das coisas alagoanas', ambos escritos por Edson Bezerra.
Para encerrar a programação, às 19h, a Praça dos Martírios recebeu a Mostra Sururu de Cultura Alagoana, um encontro de artistas, intelectuais, grupos populares e capoeiristas de Alagoas.
Últimas notícias
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
PRF anuncia Operação Tiradentes nas rodovias federais de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
