Hospital do Coração do Agreste é habilitado pelo SUS e passa a realizar cirurgias cardíacas
No último dia 10 de dezembro o Hospital do Coração do Agreste (HCA), anexo ao Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), foi habilitado oficialmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se credenciado a realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade gratuitos à população do interior alagoano, em especial da região Agreste.
De acordo com o diretor geral de Cardiologia do HCA, o médico cardiologista Emmanuel Cavalcante Barreto, o Hospital tem a capacidade de realizar uma média de trinta procedimentos cirúrgicos por mês, o dobro da meta estipulada pelo Sistema Único de Saúde, que somam quinze procedimentos.
Ao longo dos últimos anos e com recursos próprios, o Hospital do Coração do Agreste investiu em profissionais qualificados e o que há de mais moderno em equipamentos para procedimentos como angioplastia, cateterismo e implantação de marcapasso.
A Hemodinâmica do hospital também é uma das mais modernas do mundo. No Brasil apenas os Hospitais Albert Einstein, em São Paulo, e o HCA, em Arapiraca possuem o equipamento Alura Clarity, que oferece um diagnóstico com 100% de credibilidade e proporciona 70% a menos de radiação ao paciente.
Em junho deste ano, antes mesmo da habilitação junto ao SUS, o HCA realizou a primeira cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea do interior de Alagoas. O procedimento teve duração de três horas e foi comandado pela equipe do cirurgião cardiovascular Sérgio Francisco Júnior.
O paciente foi Francisco Paz da Silva, um senhor de 71 anos, vítima de uma doença responsável pela morte da maioria das pessoas acima de 50 anos, a isquemia do coração, causada pelo entupimento das artérias que alimentam o músculo cardíaco. Ele, que é arapiraquense, teve alta médica seis dias depois da intervenção cirúrgica e já desfruta de uma vida praticamente normal junto à família.
No período até a habilitação junto ao SUS, o HCA realizou mais três cirurgias cardíacas, implantação de três marcapassos, cinco angioplastias, entre outros. Todos os procedimentos, considerados de alta complexidade, foram financiados em sua maioria com recursos do próprio Hospital.
Últimas notícias
PM flagra tráfico de drogas e apreende veículos adulterados no Sertão de Alagoas
PM prende suspeito de furto e apreende arma e drogas em Santana do Ipanema e Penedo
Monja Coen volta a Maceió após 6 anos para falar sobre ética, atenção e compaixão
Operação no Rio de Janeiro deixa 18 suspeitos mortos e 56 presos
Especial Dia das Crianças lota Praça de Eventos e emociona famílias em Porto Real do Colégio
Homem preso por estuprar afilhada no Sertão de AL foi exonerado do Corpo de Bombeiros
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
