Arapiraca

Procura por extintores para carros faz produto sumir das prateleiras

Por Redação 02/01/2015 12h12
Procura por extintores para carros faz produto sumir das prateleiras
- Foto: Josival Meneses7Segundos

Obrigatório em veículos com dez ou mais anos de fabricação, o extintor tipo ‘pó ABC’ sumiu das prateleiras de pelo menos duas das grandes lojas que comercializam o produto em Arapiraca. A falta do produto no comércio local acontece em virtude de os proprietários de carros terem deixado para última hora a aquisição do material de combate a incêndio.

Somente nas duas últimas semanas de 2014, as vendas dos extintores chegaram a ser elevadas em até 100% e, de acordo com proprietários de lojas em Arapiraca, não existe previsão para as fábricas enviarem novas remessas para Arapiraca.
A resolução que determina a obrigatoriedade do extintor foi editada em 2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                             

“Infelizmente, estamos sem o extintor porque, desde as duas últimas semanas de 2014, a procura pelo produto foi enorme, chegando a elevar as vendas em 100%. Vendemos 200 só em dois dias. Como todo mundo deixou para última hora o cumprimento da lei, ficamos sem o material no estoque. As fábricas onde compramos o produto também estão sem o extintor no estoque. Acreditamos que só em dois meses é que poderemos voltar a ter o extintor a disposição nas nossas prateleiras”, declarou Daniele Carla, gerente de uma loja que comercializa o produto em Arapiraca.

Segundo o proprietário de outro estabelecimento na cidade, o extintor não chega a R$ 100. Benedito Santana também lamentou o fato de o arapiraquense ter deixado para última hora a ida às lojas para comprar o extintor.

“Coisa de brasileiro mesmo. O extintor custa R$ 70,00, não é tão caro e estava à disposição na loja o ano todo. O problema é que os donos dos veículos começaram a procurar o material somente em dezembro. Como todo mundo foi ao mesmo, praticamente, o que minha loja tinha no estoque acabou e não temos previsão de quando a fábrica vai enviar novas remessas”, explicou Benedito Santana.

Batalhão de Trânsito

A reportagem do 7segundos tentou contato com o tenente Nunes, do Batalhão de Trânsito de Arapiraca e superintendente da SMTT da cidade para comentar as punições que podem sofre os motoristas flagrados sem o extintor nos veículos, mas ele não atendeu as ligações.