Fiscalização na faixa azul de ônibus entra em vigor na segunda-feira, 12
A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai fiscalizar a partir da próxima segunda-feira (12), a faixa azul, exclusiva, de ônibus ao longo de 4,5 km de extensão da Rua São Francisco, no Centro da cidade.
Desde que foi implantada em dezembro do ano passado, agentes de autoridade de trânsito (AAT) trabalharam em ações educativas para disciplinar os condutores dos demais veículos (carros, caminhões e motos) a apenas trafegar nas faixas da esquerda e central da Rua São Francisco.
Segundo o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) primeiramente é apresentar a população a respeito da nova sinalização e disciplinar condutores e pedestres sobre as normas de trânsito.
"Depois desse período educativo vamos agora fiscalizar para que a faixa da direita seja utilizada apenas pelo transporte coletivo, que a utiliza no sentido de proporcionar mais agilidade e segurança a população que o utiliza", garantiu Ricardo Teófilo.
De acordo com ele, os condutores que trafegarem pelo corredor exclusivo de ônibus serão notificados pelos agentes de autoridade de trânsito.
"É muito importante que os condutores permaneçam respeitando o limite dos ônibus como vem acontecendo ao longo dos 4,5 km de extensão da Rua São Francisco para que ninguém seja autuado", alertou Ricardo Teófilo.
Sinalização reforçada
Para garantir segurança no trecho da faixa exclusiva, a SMTT reforçou a sinalização ao longo da Rua São Francisco que tem início na interseção da Rua Paula Magalhães e vai até a Praça dos Curis, no Centro.
Tida como um dos principais corredores da cidade que liga os bairros Boa Vista e Baixão, a Rua São Francisco tem um fluxo intenso no seu dia a dia.
Por esta razão que foi criada a faixa azul exclusiva de ônibus para dar mais agilidade ao tráfego do transporte público da cidade e proporcionar maior segurança aos usuários do setor.
Ricardo Teófilo afirmou que os demais veículos deverão utilizar as faixas à esquerda e central e àqueles que precisarem usar a pista à direita, somente deverão fazer quando estiverem prestes a entrar em uma das vias com acesso desse lado.
Há placas de indicação de uso exclusivo de ônibus ao longo dos 4,5km do trecho da faixa azul.
Ao longo da Rua São Francisco, a SMTT fez a marcação de sinalização das ruas sem saída, com blocos pintados no asfalto no acesso às ruas Gordilho de Castro, que dá acesso à Praça Luiz Pereira Lima, e Linduarte de Oliveira Barros, após a Escola Estadual Adriano Jorge.
Para evitar interdição nos principais cruzamentos da Rua São Francisco, a SMTT colocou marcação de área de conflito, na cor amarela.
"Assim, os veículos não poderão parar em cima dessa sinalização", orientou o engenheiro da SMTT, Ricardo Lima.
Ele frisou que, além disso, foram colocadas placas indicativas de ônibus ao longo do trecho da faixa exclusiva.
Últimas notícias
Ronda no Bairro garante acolhimento e reencontra familiares de criança perdida na orla
‘Pastor mirim’ Miguel Oliveira do ‘Of the king of the power’ lota igrejas em AL
Homem fica gravemente ferido após acidente envolvendo cavalo na Cidade Universitária
Cumprimento de mandados pela PM resulta em quatro prisões de investigados pela Justiça
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
Procon Alagoas promove último feirão do ano no Shopping Pátio Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
