Saúde

Projeto Verão: Redes sociais podem te ajudar a emagrecer ou definir

Por Erick Balbino 18/01/2015 10h10
Projeto Verão: Redes sociais podem te ajudar a emagrecer ou definir

Engana-se quem acha que mudar os hábitos alimentares é algo fácil. Se apoiar em quem passa, ou já passou, pelo mesmo problema é uma ótima maneira de se ajudar.

Depois do ‘boom’ das redes sociais, milhares de perfis foram criados a fim de ajudar quem quer entrar em forma e buscar mais saúde. Especialistas acreditam que quando falamos sobre nossas intenções, em relação ao corpo, o problema se torna menos penoso e mais fácil de ser combatido.

Mas é preciso tomar cuidado com a troca de informações, principalmente quando o assunto são dietas e regimes. O endocrinologista Fábio Fraige afirma que é preciso cautela e nunca deixar de lado o marco divisório “Não se deve nunca divulgar dietas, porque o que serve pra uma pessoa, quase nunca servirá para outra, pois cada um tem corpo e metabolismo diferentes”, disse.

A página Emagrecimento Saudável é uma das mais acessadas na rede, pois utiliza o humor para combater o excesso de peso, além de divulgar dezenas de exercícios. São fotos e quadrinhos motivacionais que fazem piada com o próprio sofrimento.

No Instagram, rede social especializada no compartilhamento de fotos, vários profissionais da saúde, dentre eles nutricionistas e educadores físicos, divulgam informações sobre reeducação alimentar e fitness de forma gratuita.

A jornalista alagoana, Laís Pita, é seguidora de dezenas de profissionais do mundo fitness, e garante que estes perfis a ajudaram muito com a mudança nos hábitos alimentares e físicos. “Ver exemplos de resultados é instigante. Você começa a perceber que mudar o estilo de vida, de alimentação, afeta não só seu corpo, mas também sua alma”, afirma.

Mas a jornalista alerta: “Nenhuma mudança deve ser feita sem antes procurar um médico e um nutricionista. Além de fazerem uma análise direta sobre o seu corpo, eles vão adequar a dieta a sua rotina diária e isso é muito importante”.