Arapiraca

Novos secretários municipais serão empossados e vão enfrentar grandes desafios

Por Redação 26/01/2015 07h07
Novos secretários municipais serão empossados e vão enfrentar grandes desafios

A partir das 9h desta segunda-feira(26) seis novos secretários vão tomar posse para comandar importantes pastas da Prefeitura Municipal de Arapiraca. A solenidade será realizada no auditório do Planetário e Casa de Ciências de Arapiraca.

A grande novidade nesse solenidade é a presença do ex-prefeito, vice-governador e secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, que pode significar um reforço a mais nessa nova etapa da administração pública municipal.

A secretaria municipais de Planejamento, anteriormente comandada por Cícera Pinheiro e a secretaria de Gestão de Pessoas, Patrimônio e Documentos, que tinha Lúcia de Fátima como titular, foram unificadas e quem comandará essa pasta de extenso nome e grandes responsabilidades é a experiente assessora técnica Salete Amorim.

No setor administrativo a nova secretaria terá que atender as demandas e expectativas dos quase 6 mil funcionários que trabalham na prefeitura de Arapiraca. O desafio é reduzir ainda mais o número de contratados nos diversos setores e convocar os outros aprovados no concurso público, realizado em outubro de 2013.

Desafio maior será enfrentado por Lucas Leão que será empossado para administrar as finanças municipais, cargo exercido anteriormente por Edina Pereira. O jovem que tem vasto conhecimento na área de tecnologia da informação vai ter o maior e talvez o mais complicado gargalo da gestão atual: pagar aos credores, fornecedores, cooperativas, que estão, em alguns casos, com até um ano sem receber o pagamento dos serviços prestados à prefeitura da cidade.

Além disso o novo secretário municipal de Finanças terá que regularizar o pagamento dos salários de servidores efetivos, comissionados e contratados que ainda não receberam o salário relativo ao mês de dezembro do ano passado.

A responsabilidade não será menor par Valdeir Galindo Júnior que será empossado na fusão de duas secretarias: a de Obras e Viação que era comandada por Moises Montenegro e Limpeza e Iluminação Pública, que foi capitaneada por Rita Nunes.

Esses serviços públicos são os que atinge diretamente a população que reivindica diariamente através das rádios e outros meios de comunicação a solução de problemas antigos, como pavimentação e saneamento, conclusão de obras que há muito tempo está parada, manutenção da rede de iluminação, dentre outras reivindicações.

Se Moises Montenegro que estava no comando da pasta de obras desde a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, não conseguiu atender a demanda de uma cidade que cresce em ritmo acelerado, Valdeir Galindo terá que se transformar em um “super” secretário para acelerar e aumentar a oferta de serviços tão essenciais à população.

Na educação Gorete Queiroz terá que buscar novas estratégias para superar a capacidade de relacionamento e negociação com o Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Alagoas (Sinteal), que protagonizou vários movimentos grevistas em 2014. A principal reivindicação é o reajuste salarial, cujos percentuais, não foram acordados entre a categoria e gestão municipal.

Os outros secretários que vão tomar posse na manhã dessa segunda-feira (26) é Anadja Gomes, que assume a titularidade da Assistência Social municipal, no lugar de Daniel Rocha,a contabilista Solange Maria da Silva assume a Controladoria Municipal em substituição a Luzileide Eusébio.

Os novos secretários municipais tomam posse mas a fusão oficial das secretarias municipais deverá ser realizada após a votação e aprovação da Câmara Municipal de Arapiraca, o que deve acontecer em Fevereiro.

O povo arapiraquense está ansioso para que essas mudanças possam definitivamente dar um rumo melhor ao modelo de gestão adotado pela prefeita Célia Rocha.