Brasil

Eduardo Campos é homenageado em encontro de maracatus

Por Ne 10 17/02/2015 12h12
Eduardo Campos é homenageado em encontro de maracatus
- Foto: BlogImagem

No primeiro Carnaval após a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, ele foi o grande homenageado do 25º Encontro de Maracatus de Baque Solto, na Cidade Tabajara, em Olinda, na Grande Recife, ao qual ele participava todos os anos. Eduardo foi citado nos versos de vários dos maracatus que se apresentaram nesta segunda-feira (16) no terreiro da Ilumiara Zumbi.

A principal homenagem partiu do Maracatu Piaba de Ouro, criado pelo falecido mestre Salustiano, idealizador da Casa da Rabeca e do próprio encontro. O grupo bordou o rosto do ex-governador no surrão de um dos caboclos de lança. “Foi governador na terra, mas no céu é presidente”, entoava um dos versos.

Após a apresentação, a família Salustiano entregou ao governador Paulo Câmara (PSB) um quadro com 20 fotos de todas as visitas feitas por Eduardo à Casa da Rabeca para que ele repassasse para a ex-primeira-dama Renata Campos.

“Renata queria muito estar aqui hoje, mas ela andou adoecida, não pôde vir”, contou o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). O prefeito foi às lágrimas durante a homenagem.

“Esse é o primeiro ano que a gente está aqui sem a companhia de Ariano, sem a companhia de Eduardo. A gente que perdeu Salu há alguns anos atrás… Mas eu fico feliz de ver esse palco cheio de gente que tem a responsabilidade de tocar adiante o legado que Eduardo Campos e Ariano Suassuna deixaram para nós”, disse Geraldo, no discurso.