Artesanato alagoano será comercializado na França
Mais uma vez, o artesanato alagoano mostra sua força no cenário internacional. Depois da encomenda de cem bolsas de fibra de taboa e das cem alças de couro genuinamente alagoanas, o empresário francês Julien Grandiére volta a solicitar outras peças do Estado. Dessa vez, serão enviadas à França, no dia 25 de março, cerca de 300 pares de sandálias de couro, que devem integrar a nova coleção da empresa Muuñ Paris.
Fruto de um trabalho de divulgação e articulação promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio da Diretoria de Design e Artesanato, o empresário francês visitou alguns municípios do Sertão e cidades como Coruripe, São Miguel dos Milagres e Feliz Deserto, onde conversou com profissionais e observou a capacidade de produção de cada associação. De imediato, o empresário encontrou nesses lugares as características necessárias para os seus produtos.
“Essa valorização é o que precisamos para levar nosso artesanato, que é belíssimo, para os quatro cantos do mundo, e junto com ele o nome de artesãos e trabalhadores locais. Queremos tornar nossa produção conhecida, na medida em que desperta a curiosidade e o reconhecimento de outros países, além de gerar novos espaços de negócios aos profissionais”, destaca a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.
Realizado por artesãs do município de Batalha, o trabalho de produção das sandálias é assistido pela cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de Alagoas. Segundo o gestor do APL Ovinocaprinocultura no Sertão, Reginaldo Guedes, as parcerias com empresas internacionais promovem novos espaços e autonomia de mercado para os artesãos.
O gestor ainda explica que, para serem selecionadas, as peças precisam estar inseridas dentro do alto padrão exigido pela empresa, incluindo o acabamento e a qualidade do material como principais critérios. A exigência, por sua vez, estimula a qualidade na produção.
Últimas notícias
Homem fica gravemente ferido após acidente envolvendo cavalo na Cidade Universitária
Cumprimento de mandados pela PM resulta em quatro prisões de investigados pela Justiça
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
Procon Alagoas promove último feirão do ano no Shopping Pátio Maceió
Rua Humberto Mendes é interditada para obra do Renasce Salgadinho
Ifal Maragogi celebra 15 anos de aniversário no Litoral Norte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
