Ouvidoria do SUS atuará de forma integrada com gestão pública

O serviço de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas passa a atuar de forma integrada com a gestão estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A mudança ocorre em obediência à portaria n°64 publicada no Diário Oficial, em 13 de fevereiro.
De acordo com a diretora da rede de ouvidorias do SUS, Janailma Azevedo, a mudança traz mais celeridade nas respostas das demandas da população.
“Todo contato feito por um cidadão para a ouvidoria é repassado para o coordenador diretamente responsável pelo setor e para a estrutura administrativa do gabinete da secretária de Estado de Saúde”, explicou.
A diretora ressaltou que a ouvidoria também se destaca como um importante instrumento para a construção de políticas públicas da saúde, atuando como uma espécie de registrador das áreas que apresentam mais desafios e as que conseguem atender a contento as expectativas da população.
Além de receber denúncias e reclamações, o setor de ouvidoria da Sesau também é responsável pela promoção da descentralização do serviço em toda a extensão do Estado. “Realizamos capacitações nos municípios para o estabelecimento de ouvidorias municipais, a exemplo das cidades de Maceió, Pindoba, Palmeira dos Índios e União dos Palmares”, salientou Janailma.
A população pode entrar em contato com a Ouvidoria do SUS em Alagoas através do telefone 0800 284 1945, de forma presencial na sede da ouvidoria, localizada na Avenida da Paz nº 1002 no horário de 8 às 17 horas ou pela internet por meio do formulário web disponível no site www.saude.al.gov.br.
Ouvidoria
A ouvidoria SUS Alagoas foi criada em maio de 2010 e funciona como um canal de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde recebendo solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões.
Janaílma informa que em 2014 a ouvidoria SUS recebeu 1.477 contatos e em 2015 já foram registrados 73 demandas.
Além da ouvidoria Sesau funcionam de forma descentralizada as ouvidorias do Hospital Geral do Estado, da Unidade de Emergência do Agreste e Hemocentro de Alagoas.
Últimas notícias

Nova lei de Gabi Gonçalves estimula participação feminina na ciência e tecnologia em AL

Batalhão da PM queima cruz em ritual com tom supremacista em SP

PF investiga uso do Bolsa Família em sites de apostas

Orquestra Filarmônica de Alagoas faz homenagem ao eterno Cartola

Secretário de Segurança critica deputados que usaram morte de Ana Beatriz como palanque político

Polícia Civil prende faccionado acusado por crimes de homicídios ocorridos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
