Ouvidoria do SUS atuará de forma integrada com gestão pública
O serviço de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas passa a atuar de forma integrada com a gestão estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A mudança ocorre em obediência à portaria n°64 publicada no Diário Oficial, em 13 de fevereiro.
De acordo com a diretora da rede de ouvidorias do SUS, Janailma Azevedo, a mudança traz mais celeridade nas respostas das demandas da população.
“Todo contato feito por um cidadão para a ouvidoria é repassado para o coordenador diretamente responsável pelo setor e para a estrutura administrativa do gabinete da secretária de Estado de Saúde”, explicou.
A diretora ressaltou que a ouvidoria também se destaca como um importante instrumento para a construção de políticas públicas da saúde, atuando como uma espécie de registrador das áreas que apresentam mais desafios e as que conseguem atender a contento as expectativas da população.
Além de receber denúncias e reclamações, o setor de ouvidoria da Sesau também é responsável pela promoção da descentralização do serviço em toda a extensão do Estado. “Realizamos capacitações nos municípios para o estabelecimento de ouvidorias municipais, a exemplo das cidades de Maceió, Pindoba, Palmeira dos Índios e União dos Palmares”, salientou Janailma.
A população pode entrar em contato com a Ouvidoria do SUS em Alagoas através do telefone 0800 284 1945, de forma presencial na sede da ouvidoria, localizada na Avenida da Paz nº 1002 no horário de 8 às 17 horas ou pela internet por meio do formulário web disponível no site www.saude.al.gov.br.
Ouvidoria
A ouvidoria SUS Alagoas foi criada em maio de 2010 e funciona como um canal de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde recebendo solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões.
Janaílma informa que em 2014 a ouvidoria SUS recebeu 1.477 contatos e em 2015 já foram registrados 73 demandas.
Além da ouvidoria Sesau funcionam de forma descentralizada as ouvidorias do Hospital Geral do Estado, da Unidade de Emergência do Agreste e Hemocentro de Alagoas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
