Ouvidoria do SUS atuará de forma integrada com gestão pública
O serviço de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas passa a atuar de forma integrada com a gestão estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A mudança ocorre em obediência à portaria n°64 publicada no Diário Oficial, em 13 de fevereiro.
De acordo com a diretora da rede de ouvidorias do SUS, Janailma Azevedo, a mudança traz mais celeridade nas respostas das demandas da população.
“Todo contato feito por um cidadão para a ouvidoria é repassado para o coordenador diretamente responsável pelo setor e para a estrutura administrativa do gabinete da secretária de Estado de Saúde”, explicou.
A diretora ressaltou que a ouvidoria também se destaca como um importante instrumento para a construção de políticas públicas da saúde, atuando como uma espécie de registrador das áreas que apresentam mais desafios e as que conseguem atender a contento as expectativas da população.
Além de receber denúncias e reclamações, o setor de ouvidoria da Sesau também é responsável pela promoção da descentralização do serviço em toda a extensão do Estado. “Realizamos capacitações nos municípios para o estabelecimento de ouvidorias municipais, a exemplo das cidades de Maceió, Pindoba, Palmeira dos Índios e União dos Palmares”, salientou Janailma.
A população pode entrar em contato com a Ouvidoria do SUS em Alagoas através do telefone 0800 284 1945, de forma presencial na sede da ouvidoria, localizada na Avenida da Paz nº 1002 no horário de 8 às 17 horas ou pela internet por meio do formulário web disponível no site www.saude.al.gov.br.
Ouvidoria
A ouvidoria SUS Alagoas foi criada em maio de 2010 e funciona como um canal de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde recebendo solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões.
Janaílma informa que em 2014 a ouvidoria SUS recebeu 1.477 contatos e em 2015 já foram registrados 73 demandas.
Além da ouvidoria Sesau funcionam de forma descentralizada as ouvidorias do Hospital Geral do Estado, da Unidade de Emergência do Agreste e Hemocentro de Alagoas.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
