Arapiraca

Vereadora Aurélia Fernandes critica postura de Ubiratan Pedrosa

Por Redação 11/03/2015 18h06
Vereadora Aurélia Fernandes critica postura de Ubiratan Pedrosa
- Foto: Arquivo

Durante seu pronunciamento na sessão da última terça-feira (10) da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Aurélia Fernandes emitiu duras críticas ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Ubiratan Pedrosa com relação a possível suspensão no tratamento dos portadores de câncer pelo SUS, divulgada por ele durante uma reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada na manhã da última segunda-feira (09) no Centro De Referencia Integrado De Arapiraca (CRIA).

De acordo com ela, em nenhum momento alguém que ocupa o cargo de secretário poderia ter dito algo de tamanhã gravidade numa reunião com membros da imprensa. "Fiquei indignada com a atitude do secretário. Quando cheguei a AAPC (Associação de Apoio aos Portadores de Câncer) encontrei dezenas de pessoas completamente assustadas com a informação. Se realmente existe a falta de recursos, o assunto deveria ser tratado nos bastidores", desabafou a vereadora.

Ela citou ainda os cuidados que as pessoas devem ter com as pessoas que estão passando pelo tratamento, que é bastante sofrido e doloroso. "Estar doente e receber esse tipo de notícia é uma pancada muito cruel", disse Aurélia.

A notícia foi recebida com muita tristeza por todos os arapiraquenses. De acordo com Dr. Ubiratan, a suspensão do tratamento pode ser resultado de uma dívida da prefeitura, no valor de R$1,2 milhão. O Ministério da Saúde é responsável pelo repasse de um determinado teto financeiro, mas toda a diferença extra é paga pelo Município.

Para tentar solucionar o problema, a Secretaria de Saúde de Arapiraca agendou uma reunião com o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), com membros da Secretaria de Estadual de Saúde, do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), além de representantes de outros municípios.