Em Arapiraca, técnicos são capacitados pelo Cerest Estadual
O auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA) foi palco, nesta quinta-feira (12), de uma capacitação direcionado aos técnicos municipais da VII e VII Regiões de Saúde, que correspondem a 25 municípios. O curso, ministrado pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), teve como objetivo atualizar os profissionais sobre a identificação dos fatores de risco no ambiente de trabalho.
A enfermeira Daniela Costa, que na oportunidade representou o Cerest Estadual, fez uma explanação sobre a atual situação das notificações dos agravos à saúde do trabalhador em Alagoas. Segundo ela, em 2014 foram notificados em todo o Estado apenas 227 casos de acidentes no trabalho, o que ela classificou como pequeno. "Esse número é muito inferior à realidade que vivemos. É por isso que estamos aqui, juntamente com os municípios, para traçarmos estratégias para combatermos a subnotificação destes casos", frisou.
O Cerest Regional de Arapiraca também esteve presente. A enfermeira do trabalho do Cerest, Patrícia Araújo Santana, falou sobre a estrutura e funcionamento do Cerest Regional, assim como divulgou o agendamento de futuras capacitações com os municípios da região. Outro representante do Cerest Regional foi o técnico de segurança do trabalho Alysson Fabian, que abordou o processo de cadastramento das três unidades produtivas de maior impacto para a saúde do trabalhador.
O Cerest Estadual tem realizado oficinas nos municípios, orientando os profissionais sobre a necessidade de notificar os acidentes envolvendo a atividade laboral. O resultado tem sido positivo e alcançou 80%, mas há necessidade de chegar aos 100%, meta preconizada para este ano. Além da preocupação em notificar novos casos, os participantes foram orientados pela necessidade da realização de um trabalho educativo e preventivo. Os trabalhadores estão expostos a diversos riscos no ambiente de trabalho. Esses riscos são físicos, químicos, biológicos, ergonômico e mecânico.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
