Pestalozzi Arapiraca realiza sensibilização sobre Síndrome de Down

Sensibilização e conscientização sobre o potencial da pessoa com Síndrome de Down foi o foco da ação promovida pelo Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual, da Pestalozzi, no Arapiraca Garden Shopping, durante todo o dia desta quarta(18), em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que será no sábado, dia 21.
Segundo a gerente do Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual – CER II, Fabiana Cavalcante, atividades lúdicas que são realizadas na clínica e na escola da Associação Pestalozzi Arapiraca foram trazidas para o shopping com o intuito de apresentar a sociedade arapiraquense algumas das atividades desenvolvidas para estimulo e inclusão deste paciente.
Fabiana Cavalcante também destacou que “o projeto desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Neuro Sensorial (SAN) e Serviço de Estimulação Precoce (SEP) estar no shopping também para homenagear todas as pessoas e familiares que vivenciam essa realidade e que se doam diariamente aos seus filhos e filhas, irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas com Sindrome de Down”.
Brincadeiras em pula-pula, escorregador, bambolê, túnel de arco, pintura de rosto e confecção de coelhinhos de páscoa movimentaram o “Espaço Ação 21 Down”, na entrada principal do shopping da capital metropolitana do agreste. Mais de trinta crianças dos municípios de Campo Grande, São José da Tapera, Traipu, Craíbas e Arapiraca participaram do evento.
A Associação Pestalozzi Arapiraca além das atividades lúdicas também oferece atendimento individual e em grupo, atividades terapêuticas integradas, oficinas terapêuticas, grupos de orientação familiar e prevenção e promoção da saúde oferecidos pelo Serviço de Estimulação Precoce(SEP), Serviço de Atendimento Neuro Sensorial(SAN) e Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado(SEPE).
O CER II atua nas áreas de neuropediatria, ortopedia, fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional(T.O), fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, serviço social e psicopedagogia. Na área pedagógica a Associação Pestalozzi, também possui creche e escola que atende alunos da comunidade arapiraquense e cidades circunvizinhas. Ao todo são mais de quinhentas crianças e adolescentes com Síndrome de Down, autismo ou com deficiência neurológica e intelectual usuárias dos serviços da instituição.
Sensibilização mundial
O Dia Internacional da Síndrome de Down, mobiliza ações de sensibilização em vários países no mundo para a luta por direitos iguais e inclusão das pessoas com Síndrome de Down. A primeira ação de sensibilização em território brasileiro ocorreu em 2006, mas só em 2012, por iniciativa do Brasil a data 21/03 passou a fazer parte do calendário oficial da ONU.
Por influência do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, a data 21/03, foi escolhida por fazer referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam geneticamente a síndrome.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
