Pestalozzi Arapiraca realiza sensibilização sobre Síndrome de Down
Sensibilização e conscientização sobre o potencial da pessoa com Síndrome de Down foi o foco da ação promovida pelo Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual, da Pestalozzi, no Arapiraca Garden Shopping, durante todo o dia desta quarta(18), em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que será no sábado, dia 21.
Segundo a gerente do Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual – CER II, Fabiana Cavalcante, atividades lúdicas que são realizadas na clínica e na escola da Associação Pestalozzi Arapiraca foram trazidas para o shopping com o intuito de apresentar a sociedade arapiraquense algumas das atividades desenvolvidas para estimulo e inclusão deste paciente.
Fabiana Cavalcante também destacou que “o projeto desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Neuro Sensorial (SAN) e Serviço de Estimulação Precoce (SEP) estar no shopping também para homenagear todas as pessoas e familiares que vivenciam essa realidade e que se doam diariamente aos seus filhos e filhas, irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas com Sindrome de Down”.
Brincadeiras em pula-pula, escorregador, bambolê, túnel de arco, pintura de rosto e confecção de coelhinhos de páscoa movimentaram o “Espaço Ação 21 Down”, na entrada principal do shopping da capital metropolitana do agreste. Mais de trinta crianças dos municípios de Campo Grande, São José da Tapera, Traipu, Craíbas e Arapiraca participaram do evento.
A Associação Pestalozzi Arapiraca além das atividades lúdicas também oferece atendimento individual e em grupo, atividades terapêuticas integradas, oficinas terapêuticas, grupos de orientação familiar e prevenção e promoção da saúde oferecidos pelo Serviço de Estimulação Precoce(SEP), Serviço de Atendimento Neuro Sensorial(SAN) e Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado(SEPE).
O CER II atua nas áreas de neuropediatria, ortopedia, fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional(T.O), fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, serviço social e psicopedagogia. Na área pedagógica a Associação Pestalozzi, também possui creche e escola que atende alunos da comunidade arapiraquense e cidades circunvizinhas. Ao todo são mais de quinhentas crianças e adolescentes com Síndrome de Down, autismo ou com deficiência neurológica e intelectual usuárias dos serviços da instituição.
Sensibilização mundial
O Dia Internacional da Síndrome de Down, mobiliza ações de sensibilização em vários países no mundo para a luta por direitos iguais e inclusão das pessoas com Síndrome de Down. A primeira ação de sensibilização em território brasileiro ocorreu em 2006, mas só em 2012, por iniciativa do Brasil a data 21/03 passou a fazer parte do calendário oficial da ONU.
Por influência do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, a data 21/03, foi escolhida por fazer referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam geneticamente a síndrome.
Últimas notícias
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Em Piranhas, menor é apreendido e jovem é preso com drogas e arma de fogo
Suspeito de tráfico e adulteração de arma ligado ao Comando Vermelho é preso em Rio Largo
Casal é conduzido à delegacia após briga com foice e machado na zona rural de Taquarana
Policiais do 6º BPM prendem em Maragogi suspeito de integrar facção criminosa que atua na região
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
