Capital

"Terroir Alagoano": Arena Gastronômica em Maceió

Por Assessoria 23/03/2015 17h05
'Terroir Alagoano': Arena Gastronômica em Maceió

Camarão do bar das ostras, sururu e doce de caju de Ipioca, são elementos típicos da tradição gastronômica alagoana. Para homenagear e ressaltar a importância destes ingredientes para a cultura local, nos dias 24 e 25 de março a Faculdade Maurício de Nassau e a Engenho Comunicação e Marketing realizam a Arena Gastronômica Engenho/Nassau. O evento traz a proposta de oficinas com chefs de cozinha renomados, feira gastronômica e concursos culinários voltados para o tema Terroir Alagoano. O evento, que já teve quatro edições de sucesso no Recife, agora será realizado na unidade Ponta Verde, da Faculdade Maurício de Nassau.

O projeto é voltado para os estudantes de Gastronomia, profissionais da área e o público em geral que se interessa pelo tema, além de pessoas ligadas aos setores turístico, hoteleiro e industrial. "É o primeiro grande evento da área que teremos em Maceió. Ele se tornou necessário devido ao crescimento na procura pela graduação", destaca a coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau de Maceió, Mariana Bernardes. Na Arena Gastronômica, os Chefs convidados irão compartilhar suas experiências e ensinar receitas ao vivo, através das oficinas práticas. Entre os nomes confirmados estão Serginho Jucá e Felipe Lacet, do Restaurante SUR, Jonathas Medeiros, Anna Corinna, Julio Prouvot, Alberto Bernardini, Wanderson Medeiros, Dalton Rangel e Andre Generoso.

O Terroir Alagoano se dá através da mistura das tradições dos portugueses, que chegaram ao Brasil, dos índios e dos africanos, que influenciaram uma mistura rica em sabores na culinária local. Para simbolizar a valorização dessa herança, o evento homenageia a culinarista Yêda Rocha Jucá, pelo resgate de sabores, publicado em seus livros "Delícias da Cozinha Alagoana e Doçuras do Mundo Todo". Junto com suas irmãs já falecidas, Yêda publicou mais de 200 receitas e dicas baseadas nas tradições alagoanas."As oficinas seguirão esse temática. É uma forma de valorizar a cozinha local que é muito rica em sabores", afirma a coordenadora.

As palestras serão abertas ao público pagante, já o Empório Gastronômico será uma feira aberta ao público em geral com a tendência de mercado food truck (caminhão de comida). No local serão comercializados pratos feitos por chefs de cozinha, alimentos orgânicos, vinhos, utensílios de cozinha, livros, revistas e uniformes. Além das palestras e oficinas, haverá um concurso culinário sobre o Terroir Alagoano, entre oito duplas de estudantes de Gastronomia da Maurício de Nassau Maceió.

A primeira edição do Arena Gastronômica Engenho/Nassau irá contar ainda com um jantar especial harmonizado, no restaurante SUR, elaborado a cinco mãos pelos chefs Dalton Rangel, Julio Prouvot, Wanderson Medeiros, Serginho Jucá e Felipe Lacet.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do link: http://sgea.mauriciodenassau.edu.br/Hotsite/Home/2074. O investimento para a participação é de R$ 70 por dia ou de R$ 130 para os dois dias da Arena. Alunos da Faculdade Maurício de Nassau possuem desconto. Mais informações através do telefone: (82) 3036-2267 ou 3036-2299.