Municípios ribeirinhos devem iniciar cadastro ambiental rural em abril
O Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), fará um mutirão em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com o objetivo de inscrever todos os imóveis rurais situados às margens do Rio São Francisco no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O cadastro - obrigatório para todos os imóveis rurais públicos ou privados – foi criado pelo governo federal para regularizar as propriedades e definir políticas públicas para a agricultura e o meio ambiente.
O trabalho da força tarefa terá início pelo município de Igreja Nova ainda na primeira quinzena de abril, monitorando as áreas de preservação permanente e de reserva legal na região. A princípio, a mobilização será realizada entre os dias 6 e 8.
"O objetivo é fazer o cadastro de todos os imóveis rurais ribeirinhos, desde Pariconha até o município de Piaçabuçu. Alagoas conta com apenas 0,6% das propriedades rurais inscritas no CAR, apesar do prazo final para a entrega do documento ser encerrado no dia 5 de maio", alertou o secretário Álvaro Vasconcelos.
Para conseguir um número maior de propriedades cadastradas, as prefeituras municipais , cujos técnicos já receberam a capacitação do IMA para fazer o cadastro, também serão convidadas a participar da força tarefa. "O grupo de trabalho terá a participação de todas as esferas de governo. A nossa meta é que Alagoas seja o primeiro Estado a finalizar o CAR entre os municípios ribeirinhos do São Francisco", afirmou o analista ambiental do Ibama, Felipe Tenório.
De acordo com o IMA, órgão responsável pela execução do CAR em Alagoas, dos 123 mil estabelecimentos rurais existentes no Estado, 111 mil são formados por pequenos produtores com até quatro módulos fiscais.
Últimas notícias
Jibóia com mais de dois metros é resgatada pela Polícia Militar nas ruas de Maceió
Transtorno Opositor Desafiador na infância: entenda principais características do distúrbio
Carro de idoso que desapareceu em Maceió é encontrado carbonizado
Polícia não vê indícios de abuso sexual em criança achada morta no Feitosa; delegada aguarda laudo
Arthur Lira rebate provocações de Renan Calheiros sobre o Senado Federal
Macaco órfão viraliza ao abraçar pelúcia após morte da mãe e ser rejeitado em zoo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
