Municípios ribeirinhos devem iniciar cadastro ambiental rural em abril

O Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), fará um mutirão em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com o objetivo de inscrever todos os imóveis rurais situados às margens do Rio São Francisco no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O cadastro - obrigatório para todos os imóveis rurais públicos ou privados – foi criado pelo governo federal para regularizar as propriedades e definir políticas públicas para a agricultura e o meio ambiente.
O trabalho da força tarefa terá início pelo município de Igreja Nova ainda na primeira quinzena de abril, monitorando as áreas de preservação permanente e de reserva legal na região. A princípio, a mobilização será realizada entre os dias 6 e 8.
"O objetivo é fazer o cadastro de todos os imóveis rurais ribeirinhos, desde Pariconha até o município de Piaçabuçu. Alagoas conta com apenas 0,6% das propriedades rurais inscritas no CAR, apesar do prazo final para a entrega do documento ser encerrado no dia 5 de maio", alertou o secretário Álvaro Vasconcelos.
Para conseguir um número maior de propriedades cadastradas, as prefeituras municipais , cujos técnicos já receberam a capacitação do IMA para fazer o cadastro, também serão convidadas a participar da força tarefa. "O grupo de trabalho terá a participação de todas as esferas de governo. A nossa meta é que Alagoas seja o primeiro Estado a finalizar o CAR entre os municípios ribeirinhos do São Francisco", afirmou o analista ambiental do Ibama, Felipe Tenório.
De acordo com o IMA, órgão responsável pela execução do CAR em Alagoas, dos 123 mil estabelecimentos rurais existentes no Estado, 111 mil são formados por pequenos produtores com até quatro módulos fiscais.
Últimas notícias

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso temporariamente

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
