Municípios ribeirinhos devem iniciar cadastro ambiental rural em abril

O Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), fará um mutirão em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com o objetivo de inscrever todos os imóveis rurais situados às margens do Rio São Francisco no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O cadastro - obrigatório para todos os imóveis rurais públicos ou privados – foi criado pelo governo federal para regularizar as propriedades e definir políticas públicas para a agricultura e o meio ambiente.
O trabalho da força tarefa terá início pelo município de Igreja Nova ainda na primeira quinzena de abril, monitorando as áreas de preservação permanente e de reserva legal na região. A princípio, a mobilização será realizada entre os dias 6 e 8.
"O objetivo é fazer o cadastro de todos os imóveis rurais ribeirinhos, desde Pariconha até o município de Piaçabuçu. Alagoas conta com apenas 0,6% das propriedades rurais inscritas no CAR, apesar do prazo final para a entrega do documento ser encerrado no dia 5 de maio", alertou o secretário Álvaro Vasconcelos.
Para conseguir um número maior de propriedades cadastradas, as prefeituras municipais , cujos técnicos já receberam a capacitação do IMA para fazer o cadastro, também serão convidadas a participar da força tarefa. "O grupo de trabalho terá a participação de todas as esferas de governo. A nossa meta é que Alagoas seja o primeiro Estado a finalizar o CAR entre os municípios ribeirinhos do São Francisco", afirmou o analista ambiental do Ibama, Felipe Tenório.
De acordo com o IMA, órgão responsável pela execução do CAR em Alagoas, dos 123 mil estabelecimentos rurais existentes no Estado, 111 mil são formados por pequenos produtores com até quatro módulos fiscais.
Últimas notícias
![[Vídeo] Pretinha, a cadelinha de rua de Arapiraca salva pelo amor e pela solidariedade](https://img.7segundos.com.br/tMP3kto6MK1i5gjMy73EBVi-y30=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/pretinha.png)
[Vídeo] Pretinha, a cadelinha de rua de Arapiraca salva pelo amor e pela solidariedade

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
