Alagoas

Curso capacita produtores rurais do Estado em inseminação artificial

Por Redação 11/04/2015 12h12
Curso capacita produtores rurais do Estado em inseminação artificial
- Foto: Abides Oliveira

Produtores rurais de Alagoas participaram de um curso de inseminação artificial em bovinos, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha. O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

De acordo com Rogério Madeiro, veterinário da Adeal e instrutor do curso, os 13 participantes estarão aptos à prática de inseminação artificial em bovinos pelo método Shiva.

Participam da formação produtores rurais, assentados e técnicos das cidades de Batalha, Colônia de Leopoldina, Campo Alegre, Traipu, Ouro Branco, Jacaré dos Homens e Quebrangulo.

“O que aprendi aqui vou levar para o assentamento onde vivo. Agora tenho uma formação na técnica de inseminação”, afirma o produtor rural Vanderson da Silva, do Assentamento Poço de Pedra, de Jacaré dos Homens.

O curso, com 40 horas, é uma das ações do Programa Pró-Leite, desenvolvido pela Seapa, e visa o melhoramento genético de rebanhos, ensino e doações de sêmen, equipamentos e materiais para a inseminação.

Com essa formação, analisa o secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, será possível melhorar e triplicar o rebanho e ampliar a renda de produtores rurais. “Essa é uma ação continuada da Seapa, Senar e Faeal. Este é o primeiro curso que promovemos e vamos realizar muitos outros”, informa o secretário.