Sesau realiza Seminário sobre Distúrbio de Voz no Trabalho
Para discutir e capacitar profissionais das áreas de saúde e educação, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), realiza nesta quinta-feira (16) o Seminário Alagoano de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho.
O evento acontece na sede do Conselho Regional de Medicina (Cremal), no bairro Pinheiro, em Maceió, a partir das 9 horas. O seminário irá reunir otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, técnicos da SEE, além de representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município e do Estado.
De acordo com Maria das Graças Cajueiro, assessora técnica do Cerest estadual, o distúrbio de voz relacionado ao trabalho é caracterizado como dificuldades ou impedimento na emissão da voz ligado a sua atividade profissional. "Algumas profissões, a exemplo de professores, teleoperadores e radialistas, precisam da voz como instrumento de trabalho e devem utilizar técnicas de prevenção e assistência para o tratamento de problemas", destaca.
A assessora técnica do Cerest estadual evidencia que, outro ponto de destaque para a saúde do trabalhador, foi o acréscimo do agravo de disfonia como notificação compulsória no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan). Isso porque, junto a Vigilância em Saúde do Trabalhador e Superintendência de Vigilância em Saúde, são responsáveis pela análise e monitoramento das notificações.
"A inclusão desde agravo foi extremamente importante para a saúde do trabalhador, que é o objetivo imediato e permanente das ações do Estado", ressalta a assessora técnica do Cerest estadual, Maria das Graças Cajueiro.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
