Plenária em Arapiraca discute preparação das conferências municipais de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL), realizaram, nesta quarta-feira (22), em Arapiraca, uma plenária macrorregional que reuniu conselheiros municipais de saúde de vários municípios. A proposta é preparar os municípios da II Macrorregião para as Conferências Municipais de Saúde, que serão iniciadas a partir do mês de maio.
De acordo com a secretária adjunta de Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues, o momento foi fundamental para discutir o objetivo das conferências e, principalmente, a importância da participação da sociedade na construção de uma saúde mais acessível e com mais qualidade.
"Cada encontro realizado, seja hoje na preparação ou depois nas conferências municipais, estadual e nacional, representa um marco, uma vez que todas as conquistas do SUS vieram de discussões, plenárias e encontros como este, onde tudo foi construído pela sociedade. O Governo do Estado, através do governador Renan Filho e da secretária Rozangela Wiszomirska, não medirão esforços para que Alagoas esteja bem representada na etapa nacional", garantiu a secretária adjunta.
Durante o encontro, foi realizada uma mesa temática, onde os expositores dividiram suas apresentações em quatro grandes eixos. Foram abordados temas como a valorização do trabalho e a educação em saúde; o financiamento do SUS e relação público-privada; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; direto à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social e reformas democráticas e populares do Estado.
De acordo com José Wilton da Silva, presidente do Conselho Estadual de Saúde, as conferências são a oportunidade para os municípios mobilizarem a sociedade a participarem e reivindicarem suas necessidades e direitos. "Na minha opinião as conferências municipais são as mais importantes, uma vez que estão mais próximas do povo. A partir delas é criada uma pauta de reivindicações, que é discutida na estadual e, posteriormente, na nacional", frisou.
Este ano, o tema das conferências será "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro". As conferências municipais de Saúde começam a ser realizadas a partir do próximo mês em datas definidas por cada município. Já a Conferência Estadual acontece de 2 a 5 de agosto e, finalizando, a 14ª Conferência Estadual na primeira quinzena de dezembro.
Últimas notícias
Prefeitura reforça modernização da rede elétrica da UPA de Palmeira
Cinco pesquisadores da Ufal estão entre os cientistas mais influentes do mundo
PF cancela passaportes de Flávio Bolsonaro após decisão de Moraes
Arapiraca inaugura primeira escola de saúde pública do Estado
Corre FV promove corrida temática de Halloween nesta terça-feira(27) em Fernão Velho
De uma árvore ao coração de Alagoas: Arapiraca celebra sua história e conquistas
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
