Plenária em Arapiraca discute preparação das conferências municipais de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL), realizaram, nesta quarta-feira (22), em Arapiraca, uma plenária macrorregional que reuniu conselheiros municipais de saúde de vários municípios. A proposta é preparar os municípios da II Macrorregião para as Conferências Municipais de Saúde, que serão iniciadas a partir do mês de maio.
De acordo com a secretária adjunta de Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues, o momento foi fundamental para discutir o objetivo das conferências e, principalmente, a importância da participação da sociedade na construção de uma saúde mais acessível e com mais qualidade.
"Cada encontro realizado, seja hoje na preparação ou depois nas conferências municipais, estadual e nacional, representa um marco, uma vez que todas as conquistas do SUS vieram de discussões, plenárias e encontros como este, onde tudo foi construído pela sociedade. O Governo do Estado, através do governador Renan Filho e da secretária Rozangela Wiszomirska, não medirão esforços para que Alagoas esteja bem representada na etapa nacional", garantiu a secretária adjunta.
Durante o encontro, foi realizada uma mesa temática, onde os expositores dividiram suas apresentações em quatro grandes eixos. Foram abordados temas como a valorização do trabalho e a educação em saúde; o financiamento do SUS e relação público-privada; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; direto à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social e reformas democráticas e populares do Estado.
De acordo com José Wilton da Silva, presidente do Conselho Estadual de Saúde, as conferências são a oportunidade para os municípios mobilizarem a sociedade a participarem e reivindicarem suas necessidades e direitos. "Na minha opinião as conferências municipais são as mais importantes, uma vez que estão mais próximas do povo. A partir delas é criada uma pauta de reivindicações, que é discutida na estadual e, posteriormente, na nacional", frisou.
Este ano, o tema das conferências será "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro". As conferências municipais de Saúde começam a ser realizadas a partir do próximo mês em datas definidas por cada município. Já a Conferência Estadual acontece de 2 a 5 de agosto e, finalizando, a 14ª Conferência Estadual na primeira quinzena de dezembro.
Últimas notícias
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
