Alagoas

Plano Juventude Viva será ampliado para cinco municípios alagoanos

Por Redação com assessoria 02/05/2015 08h08
Plano Juventude Viva será ampliado para cinco municípios alagoanos
- Foto: Secom

A secretária adjunta da Juventude, Morgana Tavares, reuniu-se nessa quarta-feira (29), com representantes dos municípios de São Miguel dos Campos, Arapiraca, União dos Palmares e Rio Largo para apresentar as ações do Plano Juventude Viva e sua ampliação.


Prestes a completar dois anos de implantação em Alagoas, o programa Juventude Viva, de iniciativa do governo federal, deu visibilidade à grave violência que atinge os jovens alagoanos e será estendido para cinco cidades no estado.

Maceió foi primeira capital do Brasil selecionada para receber as ações do projeto, que visa reunir medidas de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros em situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos.

No encontro, os representantes municipais que compareceram à reunião tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do programa e discutir as diferentes necessidades de cada cidade.

De acordo com Morgana Tavares, o diálogo fortalece a interação entre governo estadual e os municípios envolvidos contribuído para reforçar as ações estatais nos cidades contempladas.

"Faz parte das atividades do Plano Juventude Viva a realização de palestras com temas específicos elaborados especialmente para os jovens em situação de risco. Por isso é importante conhecer a realidade de cada comunidade", disse a secretária adjunta.
Ficou definido, na oportunidade, que cada município deve elaborar um relatório, a ser apresentado no próximo encontro, agendado para o dia 14 de maio.

Além dos quatro municípios que mandaram representantes para a reunião, Maceió e Marechal Deodoro também reforçam a luta de gestores e da sociedade civil para reduzir os índices de homicídios de jovens no estado.