Esgoto teria provocado mancha na orla da praia de Pajuçara, segundo IMA
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) concluiu, na manhã desta sexta-feira (08), que a matéria orgânica coletada nas galerias de águas pluviais na orla da Jatiúca - quando do registro de manchas escuras no mar, no último domingo - seja proveniente de esgoto. A coleta do material foi feita no início desta semana e encaminhada para análise laboratorial, após imagens das manchas ganharem as redes sociais.
De acordo o IMA, como não foi realizada a coleta de material da mancha em si, o laudo não pode ser conclusivo em relação à origem do esgoto. Sendo assim, não será possível punir os responsáveis pela poluição. “Como o material já havia se dissipado, a forma encontrada para definir que seria esgoto se baseou em parâmetros estabelecidos por resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente”, afirmou a assessoria de comunicação do órgão.
Ainda de acordo com a assessoria, será criado um documento solicitando ao governo estadual e prefeituras, no sentido de que busquem recursos para acelerar as obras de esgotamento sanitário da região, especialmente na Praça Lions, no bairro de Pajuçara, onde 'reside', segundo o IMA, um dos principais pontos de problema relativo ao saneamento na parte baixa de Maceió.
Além deste documento, será feita uma campanha ambiental junto a bares, restaurantes e similares, que geram resíduos, em especial gordura, que acabam danificando os dutos e agravando o problema do esgoto que corre para a praia.
Últimas notícias
Deputados estaduais de AL exaltam trabalho de Arthur Lira e defendem sua pré-candidatura ao Senado
“Braskem alega crise financeira, mas não pode ‘fugir’ de Alagoas sem pagar o muito que ainda deve à população”, diz Francisco Sales
Capivara criada por IA viraliza e faz prefeitura tapar buraco na rua
[Vídeo] Alfredo Gaspar é aplaudido de pé ao chegar com relatório da CPMI do INSS
Terapeuta filmada puxando cabelos de criança autista em Maceió é proibida de atender
Ex-presidente Bolsonaro recebe alta do hospital e passa a cumprir prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
