Esgoto teria provocado mancha na orla da praia de Pajuçara, segundo IMA
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) concluiu, na manhã desta sexta-feira (08), que a matéria orgânica coletada nas galerias de águas pluviais na orla da Jatiúca - quando do registro de manchas escuras no mar, no último domingo - seja proveniente de esgoto. A coleta do material foi feita no início desta semana e encaminhada para análise laboratorial, após imagens das manchas ganharem as redes sociais.
De acordo o IMA, como não foi realizada a coleta de material da mancha em si, o laudo não pode ser conclusivo em relação à origem do esgoto. Sendo assim, não será possível punir os responsáveis pela poluição. “Como o material já havia se dissipado, a forma encontrada para definir que seria esgoto se baseou em parâmetros estabelecidos por resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente”, afirmou a assessoria de comunicação do órgão.
Ainda de acordo com a assessoria, será criado um documento solicitando ao governo estadual e prefeituras, no sentido de que busquem recursos para acelerar as obras de esgotamento sanitário da região, especialmente na Praça Lions, no bairro de Pajuçara, onde 'reside', segundo o IMA, um dos principais pontos de problema relativo ao saneamento na parte baixa de Maceió.
Além deste documento, será feita uma campanha ambiental junto a bares, restaurantes e similares, que geram resíduos, em especial gordura, que acabam danificando os dutos e agravando o problema do esgoto que corre para a praia.
Últimas notícias
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Lula convida deputados para Índia, mas parlamentares preferem Carnaval
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Defesa de Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar após laudo de peritos da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
