Educação

Inscrições para monitoria da Educação Especial têm início nesta segunda

Por Redação com Agência Alagoas 16/05/2015 09h09
Inscrições para monitoria da Educação Especial têm início nesta segunda
- Foto: Valdir Rocha

A Secretaria de Estado da Educação publicará, na página do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (18), o edital do Processo Seletivo de Contratação de Profissionais para atuação em Educação Especial da rede pública estadual. As inscrições iniciarão nesta mesma data e podem ser realizadas nas sedes das 13 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), das 8h às 18h, até a próxima quarta-feira (20).

Ao todo, serão disponibilizadas 365 vagas, das quais 287 serão destinadas para escolas da rede pública estadual e 78 para os três centros especializados – Escola Ciro Accioly, Centro Wandette de Castro e Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS).

A oferta de vagas abrange as funções de intérpretes de Libras; instrutor de oficinas pedagógicas em artesanato/reciclagem, horta e jardinagem e cozinha experimental; monitor de informática; monitor de teatro; monitor de música; professor para sala de recursos multifuncionais tipo I e II; revisor Braille (pessoa com deficiência visual) e monitor de Sorobã; ledor/transcritor de Braille; monitor de TEA (Transtorno do Espectro Autístico); cuidador TEA (Transtorno do Espectro Autístico); auxiliar de sala e monitor auxiliar de transporte escolar.

"Construímos este edital a partir da demanda que recebemos de nossas escolas. Alguns cargos, como instrutor de Libras, revisor de Braille e monitor de TEA atenderão, exclusivamente, os nossos centros especializados", contou a gerente de Educação Especial, Alexandra Pedrosa.

Processo seletivo

A seleção consistirá na análise de títulos e, nos casos que demandam experiências em Libras, Braille e Sorobã, também serão aplicadas provas práticas.

Além do preenchimento da ficha de inscrição fornecida no local, os candidatos deverão apresentar, na ocasião, originais e cópias dos seguintes documentos: comprovação da escolaridade, titulação e cursos específicos da área, CPF, comprovante de residência atualizado, documento oficial de identificação com foto, quitação eleitoral, quitação das obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino), comprovante de abertura de conta corrente da Caixa Econômica Federal - Operação 001 –, além de uma foto 3x4. O candidato deve ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro devidamente legalizado no Brasil e ter idade mínima de 18 anos completos no momento da contratação.

O resultado final será publicado no DOE até 26 de junho para os cargos que não exigirem prova prática. Já para as funções de intérprete/instrutor de Libras, revisor/ledor/transcritor de Braille e monitor de Sorobã, a divulgação será realizada até 14 de julho.