OAB é comunicada sobre demissão de professores em faculdade de Arapiraca

Na manhã desta quarta-feira (20) parte dos professores de direito da Universidade Regional da Bahia (Unirb), antigo Cesama, em Arapiraca, receberam por e-mail um comunicado informando sobre a demissão do cargo. A demissão foi motivada porque nove professores publicaram uma nota reivindicando direitos trabalhistas, retomada do calendário acadêmico já estabelecido anteriormente , entre outras mudanças drásticas tomadas pela nova administração da faculdade de direito. Na nota os professores também informavam à direção da Unirb que eles iriam suspender as aulas até que houvesse uma reunião para discutir essas questões.
Em entrevista ao portal 7Segundos, o professor e advogado Gilbert Juliano Sena, informou que não ficou surpreso com a demissão por email, sem nenhum aviso prévio ou comunicação formal, já que o canal de comunicação entre os professores com atual gestão já não vem sendo estabelecido há muito tempo.
“Comunicamos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas sobre as atitudes arbitrárias da direção da Unirb, já que a maioria dos professores demitidos é advogados. Ao mesmo tempo solicitamos o apoio da OAB/AL para os alunos que também são prejudicados”, afirmou Gilbert Juliano.
De acordo com o professor no conteúdo da nota a direção orienta os professores a procurarem a secretaria da faculdade para assinarem as demissões. E somente isso.
“Ninguém nos procurou para discutir sobre as questões colocadas na nota oficial. Simplesmente houve a demissão de todos os colegas que assinaram a nota”, informou o professor.
Apoio dos universitários
As especulações sobre a demissão de 1/3 dos professores do curso de direito iniciaram na tarde desta terça-feira (19). Em solidariedade aos “mestres” e porque também serão afetados com as demissões a Comissão Discente sobre Assuntos Acadêmicos do Cesama realizou durante a noite de ontem uma manifestação em frente a sede da Unirb em Arapiraca.
Com apitaço e buzinaço os universitários demonstraram que não concordam com a demissão, que foi tomada em represália a publicação da nota dos professores.
A Comissão Discente sobre Assuntos Acadêmicos do Cesama também manifestou a insatisfação sobre a falta de resposta da direção da Unirb sobre vários questionamentos que afetam a classe acadêmica. Após a manifestação a comissão também recebeu um email da direção da Unirb informando que os estudantes não devem interferir nas questões administrativas da universidade.
“ As decisões de uma empresa são tomadas em benefício dela e não compete a terceiros nenhuma interferência nestas deliberações”, diz um trecho do email enviado pela direção da Unirb.
A direção da Unirb não se posicionou em relação as reivindicações feitas pela Comissão orientou apenas que os estudantes deveriam procurar a coordenação do curso de direito em Arapiraca.
Últimas notícias

Jair Bolsonaro deixa mensagem de carinho aos fãs e apoiadores nas redes sociais

Prefeitura de Palmeira dos Índios confirma mais três atrações do Festival de Inverno
Alexandre Ayres participa da entrega da nova estrutura oncológica do Hospital Universitário

Moradores do Brisa do Lago pedem providências para tapar buraco enorme ao lado de escola

Mãe pede ajuda para localizar jovem que desapareceu em fevereiro na cidade de Igaci

Mulher com tornozeleira eletrônica é assassinada a tiros no bairro do Feitosa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
