OAB é comunicada sobre demissão de professores em faculdade de Arapiraca
Na manhã desta quarta-feira (20) parte dos professores de direito da Universidade Regional da Bahia (Unirb), antigo Cesama, em Arapiraca, receberam por e-mail um comunicado informando sobre a demissão do cargo. A demissão foi motivada porque nove professores publicaram uma nota reivindicando direitos trabalhistas, retomada do calendário acadêmico já estabelecido anteriormente , entre outras mudanças drásticas tomadas pela nova administração da faculdade de direito. Na nota os professores também informavam à direção da Unirb que eles iriam suspender as aulas até que houvesse uma reunião para discutir essas questões.
Em entrevista ao portal 7Segundos, o professor e advogado Gilbert Juliano Sena, informou que não ficou surpreso com a demissão por email, sem nenhum aviso prévio ou comunicação formal, já que o canal de comunicação entre os professores com atual gestão já não vem sendo estabelecido há muito tempo.
“Comunicamos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas sobre as atitudes arbitrárias da direção da Unirb, já que a maioria dos professores demitidos é advogados. Ao mesmo tempo solicitamos o apoio da OAB/AL para os alunos que também são prejudicados”, afirmou Gilbert Juliano.
De acordo com o professor no conteúdo da nota a direção orienta os professores a procurarem a secretaria da faculdade para assinarem as demissões. E somente isso.
“Ninguém nos procurou para discutir sobre as questões colocadas na nota oficial. Simplesmente houve a demissão de todos os colegas que assinaram a nota”, informou o professor.
Apoio dos universitários
As especulações sobre a demissão de 1/3 dos professores do curso de direito iniciaram na tarde desta terça-feira (19). Em solidariedade aos “mestres” e porque também serão afetados com as demissões a Comissão Discente sobre Assuntos Acadêmicos do Cesama realizou durante a noite de ontem uma manifestação em frente a sede da Unirb em Arapiraca.
Com apitaço e buzinaço os universitários demonstraram que não concordam com a demissão, que foi tomada em represália a publicação da nota dos professores.
A Comissão Discente sobre Assuntos Acadêmicos do Cesama também manifestou a insatisfação sobre a falta de resposta da direção da Unirb sobre vários questionamentos que afetam a classe acadêmica. Após a manifestação a comissão também recebeu um email da direção da Unirb informando que os estudantes não devem interferir nas questões administrativas da universidade.
“ As decisões de uma empresa são tomadas em benefício dela e não compete a terceiros nenhuma interferência nestas deliberações”, diz um trecho do email enviado pela direção da Unirb.
A direção da Unirb não se posicionou em relação as reivindicações feitas pela Comissão orientou apenas que os estudantes deveriam procurar a coordenação do curso de direito em Arapiraca.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
