Alagoas

Casal é multada pela falta de manutenção em reservatórios

Por Redação com assessoria 22/05/2015 10h10
Casal é multada pela falta de manutenção em reservatórios
- Foto: Reprodução

A Casal dos municípios de Batalha e Jacaré dos Homens foi autuada pelos mesmos motivos: vazamentos de água, o que implica em risco da estrutura física dos reservatórios, e falta de filtração da água distribuída à população. A Companhia terá 30 dias para se explicar ao IMA e ao CREA. "São estações de tratamento que mais parecem estar abandonadas. Há rachaduras, vazamentos e até bombas submersas, o que contraria a legislação federal", explicou Elizabeth Rocha, engenheira sanitarista ambiental. 

Outro problema encontrado foi na estação de tratamento de esgoto de Batalha. Lá, os técnicos constataram a falta de ligação entre a rede coletora e os domicílios. "A estação está subutilizada e as casas estão despejando o esgoto no Rio Ipanema, um afluente do São Francisco. O IMA deu prazo de 15 dias para a Casal apresentar as suas explicações", acrescentou Elizabeth Rocha.

Veja o vídeo aqui 


Covos e embarcações recolhidas

Diretamente do Rio São Francisco vieram os resultados da equipe que protege diretamente esse manancial. Foram realizados dois flagrantes contra homens que estavam praticando pesca subaquática, uma técnica proibida no baixo curso do "Velho Chico". Na Polícia Civil, a dupla foi enquadrada no art. 34 da lei n° 9.605/98, que trata do tema.

Houve também a apreensão de 605 covos, que são armadilhas aquáticas. O BPA lavrou um Comunicado de Ocorrência Policial (COP)  e, o IBAMA, emitiu um termo de apreensão e destruição. Foram ainda recolhidos dois kits com equipamentos de pesca subaquática, compostos por duas espingardas, dois óculos de mergulho, dois pares de pé-de-pato, dois snorkel e dois cintos de lastro.

Participaram dessa operação, além do Ibama e do BPA, o Ima e a Agência Fluvial de Penedo (Marinha do Brasil).

Após todo esse trabalho, as equipes irão enviar relatórios ao Ministério Público Estadual de Alagoas, órgão responsável por adotar as medidas judiciais cabíveis em cada caso.