?Sítio do Afrísio? leva resgate cultural ao São João 2015
A cidade de Arapiraca sempre primou pelo resgate às tradições nordestinas. Prova disso é a manutenção do projeto Cultura na Praça, que acontece toda segunda-feira, dia da sua tradicional Feira Livre, uma das maiores do Nordeste.
Neste mês junino, o projeto ganha nova perspectiva com a chegada do São João de Arapiraca, tornando-se o “Sítio do Afrísio”. O primeiro dia de festa foi nesta segunda (15) e ele foi tomado por muito forró pé-de-serra, coco de roda, vaqueiros aboiadores, emboladores, sanfoneiros, repentistas e artistas regionais de diversas cidades vizinhas também.
Participaram do evento os músicos Aparecido Brasil, de Campo Grande-AL; Bastinho da Sanfona; Severo da Mata Limpa; Maxsuel do Acordeon; Benedito Vaqueiro e Moisés Vaqueiro; Zé Biriu, de Porto Real do Colégio-AL; e o Joãozinho do Limoeiro de Anadia-AL, além do mestre Afrísio Acácio do Acordeon, que conduz o festejo.
“Sempre trazendo as raízes de nossa cultura nordestina para o Centro de Arapiraca, neste mês de junho, em especial, estamos realizando uma homenagem ao alagoano Gerson Filho, rei dos oito baixos, reverenciando seus 90 anos se ele estivesse vivo. Sua música permanecerá”, diz Afrísio Acácio, que apresenta o programa Manhãs Nordestinas, às 5h, na Rádio Pajuçara FM Arapiraca.
O local é um dos quatro polos de eventos de Arapiraca no seu “São João 2015 – É Festa Para Toda Família”. Além disso, o arrasta-pé das nossas quadrilhas vai encantar 10 comunidades pelo 13º Concurso de Resgate às Tradições Juninas.