Apresentado estudo preliminar dos sítios para o aeroporto de Arapiraca
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, participou, na manhã desta quarta-feira (17), da apresentação do estudo preliminar dos possíveis sítios com potencial para abrigar o aeroporto de Arapiraca.
A apresentação do diagnóstico aconteceu na sede da prefeitura do município e foi conduzida por um técnico da empresa ATP, responsável pela execução do projeto.
De acordo com Mosart Amaral, o estudo será finalizado em aproximadamente 40 dias, conforme o prazo de dois meses assegurado durante a assinatura da ordem de serviço para início dos estudos, durante a ação Governo Presente, em Arapiraca, no final do mês de maio deste ano.
“Foram escolhidas três áreas. A próxima etapa será o detalhamento para a finalização do estudo. Em seguida, a análise será entregue a Secretaria de Aviação Civil, que irá definir qual das áreas escolhidas se adequa melhor aos padrões estabelecidos pela SAC", salientou o gestor.
Para o levantamento inicial foram considerados fatores como o potencial socioeconômico da cidade, a influência do município dentro do Estado, além da topografia, impactos ambientais e acessibilidade.
Na ocasião, também foi discutida a definição da área de domínio dos 4km de duplicação da AL-110, necessária para o início das obras. Até o momento, um levantamento realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já identificou 90% das áreas possíveis de negociação.
Participaram da reunião a prefeita do município, Célia Rocha, o vice-prefeito Yale Fernandes, o presidente-diretor do DER, Hélder Gazzeneo, o gerente regional do DER, Raimilson Nascimento, e o secretariado municipal de Arapiraca.