Processo de construção de orçamento do Estado é apresentado para instituições de ensino superior
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Orçamento Público (SOP) - responsável pelo gerenciamento do processo orçamentário estadual -, está realizando um trabalho junto as Instituições de Ensino Superior (IES) de Alagoas. Trata-se da apresentação dos processos de construção do orçamento do Estado.
A principal proposta do governo é buscar fazer um paralelo entre a construção do orçamento do Estado e de uma empresa privada, auxiliando professores e alunos a pôr em prática as teorias dadas em salas de aula. “A recepção tem sido excelente. Os professores tem incentivado os alunos a irem além do canal teórico e facilitarem a visão prática, para sua atuação no mercado, após a formação”, salientou o diretor de Estudos e Projetos do Orçamento, Gustav Ives.
Além de abordar o orçamento público, as palestras também abordam o planejamento participativo para o período de 2016 a 2019. “O Plano Plurianual (PPA) ainda é um processo desconhecido por grande parte da população”, alertou o diretor. Segundo o servidor, a importância dos instrumentos de planejamento deve ser realçada, pois traça metas e objetivos para serem investidos pela Administração pública para um período de quatro anos.
“Por meio de uma plataforma digital, o governo convoca a sociedade para participar da construção de um planejamento de investimentos do próximo quadriênio. Esse modelo propõe planejar a forma de fazer o orçamento do Estado, de forma transparente e de acordo com as demandas da população”, disse Gustav.
No dia 8 de junho, a Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT recebeu a equipe da Seplag para tratar do orçamento nas esferas públicas e privadas. Na última segunda-feira (15), a turma de Mestrado de Administração Pública (Ufal) também recebeu a palestra.
As temáticas serão continuadas até outubro, em outras instituições de ensino superior de Maceió.
Últimas notícias
Filha é presa após ameaçar mãe para conseguir dinheiro para drogas em Arapiraca
Jovem morre após ser atingido por corda enquanto pilotava moto em Chã Preta
Seis crianças são vistas em objeto distante da areia na Praia do Sobral, em Maceió
Presidente Lula deve se reunir com setor produtivo após viagem para a COP
STF pode reduzir prisão de Bolsonaro a dois anos e quatro meses
Homem é preso após agredir companheira com chutes e puxões de cabelo em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
