Alagoas

Processo de construção de orçamento do Estado é apresentado para instituições de ensino superior

Por Redação com Seplag 20/06/2015 11h11
Processo de construção de orçamento do Estado é apresentado para instituições de ensino superior
Nesta terça-feira (16), a turma de Mestrado de Administração Pública (Ufal) recebeu a equipe da Secretaria de Planejamento - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Orçamento Público (SOP) - responsável pelo gerenciamento do processo orçamentário estadual -, está realizando um trabalho junto as Instituições de Ensino Superior (IES) de Alagoas. Trata-se da apresentação dos processos de construção do orçamento do Estado.

A principal proposta do governo é buscar fazer um paralelo entre a construção do orçamento do Estado e de uma empresa privada, auxiliando professores e alunos a pôr em prática as teorias dadas em salas de aula. “A recepção tem sido excelente. Os professores tem incentivado os alunos a irem além do canal teórico e facilitarem a visão prática, para sua atuação no mercado, após a formação”, salientou o diretor de Estudos e Projetos do Orçamento, Gustav Ives.

Além de abordar o orçamento público, as palestras também abordam o planejamento participativo para o período de 2016 a 2019. “O Plano Plurianual (PPA) ainda é um processo desconhecido por grande parte da população”, alertou o diretor. Segundo o servidor, a importância dos instrumentos de planejamento deve ser realçada, pois traça metas e objetivos para serem investidos pela Administração pública para um período de quatro anos.

“Por meio de uma plataforma digital, o governo convoca a sociedade para participar da construção de um planejamento de investimentos do próximo quadriênio. Esse modelo propõe planejar a forma de fazer o orçamento do Estado, de forma transparente e de acordo com as demandas da população”, disse Gustav.

No dia 8 de junho, a Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT recebeu a equipe da Seplag para tratar do orçamento nas esferas públicas e privadas. Na última segunda-feira (15), a turma de Mestrado de Administração Pública (Ufal) também recebeu a palestra.

As temáticas serão continuadas até outubro, em outras instituições de ensino superior de Maceió.