Atividades são realizadas no dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Membro da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, a Vereadora Fátima Santiago (PP), promoveu na última semana, uma série de atividades em alusão ao Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado mundialmente no dia 15 de junho.
A programação teve início com uma Audiência Pública no Plenário da Câmara no dia 22. Com o tema "Os Bons Tratos com a Pessoa Idosa", o encontro teve como objetivo, avaliar a política pública de combate à violência contra idosos, apresentar propostas para a erradicação do problema e definir formas de aumentar a qualidade do atendimento oferecido pelo município.
Para a parlamentar, a realização da audiência foi uma oportunidade para que a sociedade possa ter uma agenda de discussão em relação à pessoa idosa. "Até 2030, mais de 30% da população brasileira será de pessoas com mais de 65 anos, indica o IBGE, e esta é uma situação preocupante, porque isso significa mais gente precisando de assistência médica, mais gente precisando de uma Instituição de Longa Permanência, os antigos abrigos. Infelizmente, não vemos uma preparação para esta realidade, precisamos garantir que elas tenham seus direitos assegurados com políticas voltadas para sua condição peculiar", afirmou. Participaram da sessão, representantes do Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso, centros sociais, Pastoral do Idoso e a população em geral.
Já na quinta-feira (25), também no Plenário da Câmara, aconteceu a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues, destinada às personalidades, instituições nacionais e locais, que se destacam em prol dos direitos das Pessoas Idosas. Na ocasião, a parlamentar agraciou o Monsenhor José Augusto Silva Melo, vigário-geral da Arquidiocese de Maceió e Maria José de Souza Florêncio, Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – regional Alagoas.
Em seu discurso, a vereadora lembrou da luta de Dom Fernando Iório. "Ele dizia que no Brasil, não demoraria muito, o número de idosos seria maior que o de crianças, e teríamos mais casas de apoio que creches. Isso já se reflete nos dias de hoje. O envelhecer precisa ser ativo, não dependente, e esse tem sido o papel desenvolvido por essas pessoas, que hoje recebem a comenda que leva seu nome", afirmou.
Ao agradecer a homenagem, o vigário-geral de Maceió, monsenhor José Augusto, falou de contribuição e direitos. "Precisamos estar atentos a nossa missão, não estamos vivendo por viver. Estamos aqui para contribuir para a sociedade que está em construção. Temos dívida para com o idoso, ele cobra direitos, não benesses. Ele já doou, já trabalhou, já deu sua contribuição".
Para encerrar a semana de atividades, na sexta-feira (26), com o apoio da Pastoral da Pessoa Idosa, foi realizada uma belíssima caminhada pelo calçadão do comércio. Com concentração na Câmara Municipal, o evento teve o intuito, de chamar atenção da população sobre violência contra a pessoa idosa e contou com a participação de alunos da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo, integrantes da Pastoral, sociedade em geral, além da Secretária Adjunta da Cultura do Estado, Roseane Rodrigues.
Carregando faixas com frases de efeito e ao som da Banda Fanfarra da Escola Aurelina Palmeira, a caminhada chamou atenção por onde passou, arrancando aplausos, sorrisos e elogios. Ao término, na Praça dos Martírios, um grande público acompanhou a apresentação das quadrilhas dos Idosos do Salvador Lyra e do Pontal da Barra.
Segundo a Vereadora, a prevenção à violência contra idosos é dever de todos. "A responsabilidade pelo envelhecimento digno é partilhada entre sociedade, poder público e família, por isso, a atenção aos idosos é cada vez mais necessária, uma vez que a longevidade da população tem aumentado e é preciso assegurar qualidade de vida principalmente para esta faixa etária que tanto já fez pelo nosso estado e país", finaliza.
Últimas notícias

Advogado agride colega com tapa no rosto após bate-boca em Fortaleza

Clã Calheiros ainda investe em aliança com família Caldas; tia de JHC deve ser beneficiada

MPF promove discussão sobre acordo de convivência com indígenas Warao em abrigo de Maceió

Ginásio de esportes da Escola Nosso Lar passa por manutenção após saída de desabrigados

Hospital divulga primeiro boletim médico do ex-presidente Bolsonaro; confira

Semana Santa: Centro Pesqueiro de Jaraguá amplia horário funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
