Saúde

Alimentação balanceada e atividades físicas ajudam a prevenir diabetes

Por Redação com assessoria 30/06/2015 10h10
Alimentação balanceada e atividades físicas ajudam a prevenir diabetes
- Foto: Carla Cleto

A diabetes é uma doença que pode acarretar em graves problemas de saúde como a perda da visão, de membros e até levar a óbito. A adoção de um estilo de vida saudável é essencial para evitar o aparecimento do problema, como alertam especialistas.

"É importante observar os fatores de risco que podem levar ao surgimento da diabetes como excesso de peso, casos da doença na família, consumo excessivo de álcool e alimentação errada com ingestão exagerada de gordura e açúcar", explicou a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Sybele Araújo.

A nutricionista ressaltou que a prática de exercícios físicos também é importante para a saúde e bem estar de todos. Sybele Araújo recomendou a prática de atividades físicas moderadas como caminhadas, "atividades mais fortes devem ser acompanhadas por profissionais de educação física", destaca.

Sybele ensinou que o consumo de frutas, vegetais e alimentos integrais ajudam a manter o bom funcionamento do organismo, lembrando que pessoas não diagnosticadas com o diabetes podem consumir todos os tipos de alimento desde que maneira moderada.

"O importante é que todos adotem um estilo de vida mais saudável e consultem um profissional médico regularmente para a realização de exames preventivos", ensinou.

De acordo com dados do DataSUS em 2014 foram cadastrados, pela unidades que atuam na atenção básica em Alagoas, 677.530 pessoas com diabetes e de janeiro a março de 2015 foram 164.092 casos.

"Como a cobertura da atenção básica, realizada pela gestão municipal na capital está abaixo do recomendado, esses números são na realidade ainda maiores", destacou Pamela Mascarenhas que responde pela gerência do Núcleo de Atenção a Saúde de Grupos Específicos.


A gerente ressaltou, ainda, que este ano foram registradas 402 internações no HGE referentes à doença no estado. "Em Alagoas a unidade de referência para o cuidado a complicações do diabetes é o Hospital Geral do Estado", afirmou.

O cuidado com a saúde independe da idade como atesta a auxiliar administrativa Francine Melo de 23 anos, que cuida de sua alimentação e realiza exames regulares para se prevenir de problemas de saúde.

"Consumo muitas frutas e verduras e sempre pratico atividades físicas. Cuido da minha saúde, pois sei que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável", declarou Francine.

Já as funcionárias públicas Francisca dos Santos de 64 anos e Maria José da Conceição de 68 comprovam a importância do cuidado com a saúde na terceira idade. "Realizo exames preventivos regularmente e sempre pratico atividades físicas como caminhadas. Minhas taxas de glicemia estão dentro da normalidade e gozo de boa saúde", disse a idosa Francisca.

Maria José ressaltou que além da boa alimentação e a pratica de atividades físicas, também é importante a realização de atividades prazerosas para diminuir o estresse. "O bem estar mental é essencial para a qualidade de vida de todos", ensinou.