Litoral

Alunos participam de soltura de tartarugas em Piaçabuçu

Por Redação com AMA 09/07/2015 14h02
Alunos participam de soltura de tartarugas em Piaçabuçu
- Foto: Ilustração

A Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com ICMBIO promoveram a soltura 88 filhotes de tartarugas marinha na praia do Pontal do Peba em Piaçabuçu. Participaram do momento o veterinário Murilo Rezende da Fundação Mamíferos Aquáticos, Moacir do ICMBIO, a secretária de turismo Adriene Marinho, Carlos José ex. Monitor da fundação mamíferos aquáticos e hoje estudante de ciências biológicas , além de alunos e professores da Escola Municipal Douglas Apratto Tenório.

Primeiro os alunos e presentes participaram de um momento de sensibilização, onde foi explicado todo o processo de subida e desova da tartaruga marinha e da importância do animal para o meio ambiente. Foram convidados a refletir sobre o papel do homem na conservação do meio.

“Se jogar lixo na praia os animais morrem engasgados e a gente fica morando num lugar sujo e ninguém gosta” afirmou Adriana Mello, professora do Douglas Apratto Tenório, após a assistir a explicação da especialista em gestão ambiental do ICMBIO Moacir.

Com participação ativa nas perguntas e respostas os alunos puderam acompanhar de perto a chegada dos filhotes ao mar. “É muito lindo! Especial!” destacou Aluna Bianca de 5 anos, durante a soltura.

Para a Secretária de Turismo Adriene Marinho a oportunidade oferecida aos alunos do educação infantil é importante para a vivência. “Esse momento é muito importante porque eles estão tendo a oportunidade de ver de perto o que eles escutam na instituição sobre o projeto, as tartarugas. Hoje eles estão realizando um sonho e fortalecendo o conhecimento”.

Novos aliados

Graças à continuidade dos esforços de educação ambiental, envolvimento comunitário e aprimoramento do monitoramento das praias, conseguiu-se manter mais de 80% dos ninhos no local original de postura escolhido pela fêmea (ninhos in situ), estratégia de conservação considerada ideal para as desovas de tartarugas marinhas.

Quando isso não acontecer, e os ninhos se tornam vulneráveis, é feito esse trabalho de retirada dos filhotes e colocando próximo do mar. Informou o Moacir estudante de ciências biológicas.

“Essa ação de vivenciarem o nascimento das tartaruguinhas e seu caminho até o mar, inclusive em solturas programadas nas praias. São ações interativas que acabam conquistando novos aliados na defesa das tartarugas marinhas”. Afirmou o veterinário Murilo Rezende.

Prefeito Dalmo Santana Jr., se reuniu com comissão professores e liderança do SINTEAL

 

 

O prefeito Dalmo Santana Júnior (PSB), e os secretários de: Administração José Adielson, e Finanças Antônio Valério, e de Educação Loura Amaral, se reuniram nesta terça-feira (07), com professores e as lideranças do SINTEAL (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas), para estabelecer metas no ajustes salarial das classes da Educação.

 

O prefeito destacou que o reajuste foi concedido aos servidores respeitando a legislação, mesmo em um momento em que todo o País atravessa crise financeira. Ele explicou que enquanto outras cidades e até mesmo o governo federal cortam investimentos na área educacional, Piaçabuçu mostra que, com planejamento e diálogo, é possível chegar a um denominador comum.

 

“Vamos ser realistas. O Brasil enfrenta a maior crise econômica desde o presidente Collor. Estamos vendo governos anunciando que não vão conceder aumento algum por conta disso. Piaçabuçu também está enfrentando este tormento, mas não podíamos deixar os trabalhadores da educação sem reajuste. Fazemos aquilo que é possível dentro da realidade. É preciso que isso seja levado em consideração”, afirmou Dalmo Jr.

 

No encontro foi estabelecido um aumento de 10% para os professores e 6% para os agentes administrativo, onde segundo a Secretária Loura Amaral esse é mais um passo muito importante para o funcionalismo do município. “Hoje após negociação realizada por nosso prefeito, e os demais secretários e liderança do SINTEAL! Foi levado para a Classe dos funcionários municipais da educação, onde ficou acordado por todos que essa é mais uma vitória do servidor. Educação de qualidade com seriedade e responsabilidade! Essa é nossa meta!” Ressaltou a Secretária.

 

O ajuste entrará em vigor já a partir deste mês de Julho com acréscimo de 5%, e em Setembro 2% e em Outubro completando com os 3% restante.