Risco de colisão assusta astronautas da Estação Espacial Internacional
Três astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) refugiaram-se na nave Soyuz ontem, durante quase uma hora, por receio de colidir com destroços de um antigo satélite russo à deriva no espaço, informou a NASA.
Os restos do antigo satélite meteorológico aproximavam-se da estação espacial à velocidade de mais de 12,8 quilômetros por segundo. Os astronautas foram orientados a procurarem refúgio na Soyuz, acoplada à estação, e se prepararem para abandonar a estação em caso de colisão. Após uma hora, puderam retornar à estação.
“Os restos do satélite russo passaram pela Estação Espacial Internacional de forma segura. Foi ordenado à tripulação o regresso à EEI”, disse a Nasa em sua conta da rede social Twitter.
Os três astronautas a bordo da EEI são o norte-americano Scott Kelly e os russos Mikhail Kornienko e Gennady Padalka.
Esta foi a quarta vez em 15 anos que a EEI acionou o procedimento de precaução.
A NASA estima que há cerca de 500 mil pedaços de detritos espaciais que podem representar ameaça para naves como a EEI.
Últimas notícias
Motociclista morre e mulher fica gravemente ferida após colisão na AL-450
Homem é preso com 15 kg de maconha dentro de loja de celulares em Maceió
CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro
Jovem é amarrado e executado com dezenas de tiros na cabeça em Porto Calvo
Foragido da Justiça é preso durante abordagem policial no Vergel do Lago
Motorista perde o controle da direção e capota veículo na AL-110 em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
