Casal detecta pedras de gordura em rede de esgoto em avenida na Jatiúca
Em trabalho rotineiro de manutenção de redes coletoras de esgoto, técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), detectaram pedras de gordura de grandes proporções capazes de obstruir tubulação e provocar extravasamentos, na Avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, no bairro da Jatiúca.
De acordo com o superintendente técnico da Casal, Walace Padilha, o resultado da operação comprova que os estabelecimentos, especialmente os restaurantes da avenida, não estão fazendo limpeza periódica das caixas de gordura.
Logo após a detecção do problema, a equipe de manutenção da Casal retirou o material que já obstruía a rede. O serviço de manutenção, que começou na última quarta-feira (15), tem continuidade nesta sexta-feira (17) e segue até que a limpeza da tubulação nos pontos mais críticos seja finalizada.
De acordo com Padilha, casos como esse podem e devem ser evitados. Basta que os responsáveis por estabelecimentos comerciais, principalmente os do segmento de alimentação, sigam a norma sobre lançamento de efluentes no sistema de esgotamento sanitário da Companhia.
A norma estabelece alguns procedimentos, como a exigência de cadastro das empresas que utilizam o sistema da Casal. Para preenchimento do cadastro, os estabelecimentos terão que apresentar amostras dos efluentes, comprovando que se enquadram no Regulamento da Companhia.
Somente após esse procedimento é que será autorizado o descarte. A norma também determina a responsabilidade dos clientes quanto à utilização do sistema de esgotamento sanitário e os pontos onde poderão ser lançados os efluentes.
Segundo a gerente de Controle Ambiental da Casal, Valeska Cavalcante, os efluentes de residências, restaurantes ou quaisquer prédios que contenham cozinhas deverão passar por caixas de gordura dimensionadas, de modo a permitir eficiente retenção da gordura. Estas caixas deverão ter manutenção adequada ao seu bom funcionamento, como limpeza periódica, sendo este serviço de responsabilidade do usuário.
O modelo-padrão das caixas de gordura é fornecido pela Casal. Basta que o interessado procure uma loja de atendimento ao cliente da companhia e solicite o projeto.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
