Cultura

Arapiraca e Maceió recebem projeto Sonora Brasil 2015

Por Redação com assessoria 23/07/2015 09h09
Arapiraca e Maceió recebem projeto Sonora Brasil 2015
- Foto: assessoria

A  primeira apresentação da Mostra Sonora Brasil 2015 em Alagoas, iniciou nesta quarta-feira (22) e segue  até o próximo sábado (25)  as cidades de Maceió e Arapiraca irão receber grupos com tema a musicalidade do estilo “Sonoros ofícios — cantos de trabalho” apresentando os cantos relacionados às atividades laborais, fato social presente na cultura brasileira, tanto no ambiente rural quanto no urbano, com registros que confirmam a sua existência já no século XVIII. O projeto é uma realização do Sesc por todo Brasil.

Três grupos representam formas tradicionais relacionadas a trabalhos rurais: Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA) e o Grupo Ilumiara (MG), formado por músicos pesquisadores, apresenta repertório recolhido em pesquisas sobre diversas vertentes do tema.

Destaladeiras de Fumo

 Destaque entre grupos de tradição do Sonora 2015/2016 as Destaladeiras de Arapiraca estão circulando o país desde de maio deste ano, apresentando as cantigas entoadas para espantar o sono durante as madrugadas dos “salões de fumo”, espaço associado a principal atividade econômica por mais de cinco décadas no interior de Alagoas. O grupo é composto por cinco mulheres da região do Sítio Fernandes e pelo Nelson Rosa, mestre de coco de roda reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas.

Projeto Sonora Brasil

Em 2015 completam-se 18 anos da circulação nacional de apresentações musicais em parceria com o Departamento Nacional e a Rede Sesc de Música. Realizando programações voltadas para a formação de novos ouvintes musicais, como destaque para o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra com fundamentação artística não comercial, com temáticas da música de tradição e música de concerto.

Programação

Grupo Quebradeiras de Coco Babaçu/MA
22/07, 20h – Teatro Jofre Soares – Maceió;

Grupo Destaladeiras de Fumo e Mestre Nelson Rosa/AL
23/07, 20h - Teatro Jofre Soares – Maceió;

Grupo Cantadeiras do Sisal e Aboadores de Valente/BA
24/07, 20h – Teatro Jofre Soares – Maceió;
25/07, 17h – Casa da Cultura – Arapiraca;

Grupo Ilumiara/MG
24/07, 20h – Casa da Cultura – Arapiraca;
25/07, 16h – Teatro Jofre Soares – Maceió.