Cooperação técnica combaterá desertificação no semiárido
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) assinou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Senador Rui Palmeira, localizada no Sertão alagoano.
A assinatura traz em seu contexto o termo de cooperação técnica incentivada pelo Governo de Alagoas para que a Prefeitura elabore e construa o seu plano de combate à desertificação. Caberá à Semarh realizar e supervisionar o acordo e prestar apoio para a execução de ações voltadas à educação ambiental.
O encontro ocorreu na sede da Semarh, na quinta-feira (23), com as presenças do secretário Alexandre Ayres, do superintendente de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, do técnico da Semarh Marcelo Ribeiro, do prefeito João Carlos Rodrigues, e da secretária de Governo de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura.
Em relação ao IMA, serão designados servidores para ações que promovam a educação ambiental, identificação de áreas propícias à criação de unidades de conservação, além de priorizar ações de fiscalização de possíveis crimes ambientais.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, as ações preventivas são importantes em decorrência da desertificação que transforma um determinado solo, principalmente na região do Semiárido, em deserto, reduzindo ou acabando com a vegetação e capacidade produtiva do solo.
“Precisamos combater a desertificação que é um fenômeno extremamente prejudicial à região do Semiárido. Ações precisam ser desenvolvidas e a Semarh trabalha em conjunto com os municípios para reverter este quadro. O Estado terá as suas atribuições, assim como as prefeituras irão desenvolver suas funções, num acordo técnico e mútuo”, explicou o superintendente.
Planejamento
Com a primeira assinatura para cooperação técnica realizada com o município de Senador Rui Palmeira, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos vai lançar, brevemente, um plano de ação destinada aos municípios que sofrem com o problema da desertificação.
Últimas notícias
MPAL garante regularização do comércio no Estádio Coracy da Mata Fonseca
Caminhão fica preso após calçamento ceder no bairro Baixão, em Arapiraca
[Vídeo] MST ocupa Centro de Maceió contra reintegrações de posse
Cibele vai às ruas e defende permanência de 158 alunos da Uncisal
Dra. Eudócia acusa Renan Filho de prejuízo bilionário em embate no Senado
Prefeita Marcela recebe trator equipado da Codevasf para Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
