Cooperação técnica combaterá desertificação no semiárido
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) assinou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Senador Rui Palmeira, localizada no Sertão alagoano.
A assinatura traz em seu contexto o termo de cooperação técnica incentivada pelo Governo de Alagoas para que a Prefeitura elabore e construa o seu plano de combate à desertificação. Caberá à Semarh realizar e supervisionar o acordo e prestar apoio para a execução de ações voltadas à educação ambiental.
O encontro ocorreu na sede da Semarh, na quinta-feira (23), com as presenças do secretário Alexandre Ayres, do superintendente de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, do técnico da Semarh Marcelo Ribeiro, do prefeito João Carlos Rodrigues, e da secretária de Governo de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura.
Em relação ao IMA, serão designados servidores para ações que promovam a educação ambiental, identificação de áreas propícias à criação de unidades de conservação, além de priorizar ações de fiscalização de possíveis crimes ambientais.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, as ações preventivas são importantes em decorrência da desertificação que transforma um determinado solo, principalmente na região do Semiárido, em deserto, reduzindo ou acabando com a vegetação e capacidade produtiva do solo.
“Precisamos combater a desertificação que é um fenômeno extremamente prejudicial à região do Semiárido. Ações precisam ser desenvolvidas e a Semarh trabalha em conjunto com os municípios para reverter este quadro. O Estado terá as suas atribuições, assim como as prefeituras irão desenvolver suas funções, num acordo técnico e mútuo”, explicou o superintendente.
Planejamento
Com a primeira assinatura para cooperação técnica realizada com o município de Senador Rui Palmeira, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos vai lançar, brevemente, um plano de ação destinada aos municípios que sofrem com o problema da desertificação.
Últimas notícias
Sine Maceió oferece 716 vagas de emprego nesta segunda-feira (1º)
Caso Cláudia Pollyanne: Polícia conclui inquérito e indica dono de clínica por homicídio doloso
Polícia prende em SP acusado de esfaquear homem em bar de Arapiraca
Azul Linhas Aéreas deve indenizar cliente que teve mala quebrada durante viagem
Prefeita Tia Júlia realiza segunda entrega de EPIs aos servidores do Matadouro Público Municipal
Polícia prende suspeito de atropelar e arrastar mulher na Zona Norte de São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
