Cooperação técnica combaterá desertificação no semiárido
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) assinou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Senador Rui Palmeira, localizada no Sertão alagoano.
A assinatura traz em seu contexto o termo de cooperação técnica incentivada pelo Governo de Alagoas para que a Prefeitura elabore e construa o seu plano de combate à desertificação. Caberá à Semarh realizar e supervisionar o acordo e prestar apoio para a execução de ações voltadas à educação ambiental.
O encontro ocorreu na sede da Semarh, na quinta-feira (23), com as presenças do secretário Alexandre Ayres, do superintendente de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, do técnico da Semarh Marcelo Ribeiro, do prefeito João Carlos Rodrigues, e da secretária de Governo de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura.
Em relação ao IMA, serão designados servidores para ações que promovam a educação ambiental, identificação de áreas propícias à criação de unidades de conservação, além de priorizar ações de fiscalização de possíveis crimes ambientais.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, as ações preventivas são importantes em decorrência da desertificação que transforma um determinado solo, principalmente na região do Semiárido, em deserto, reduzindo ou acabando com a vegetação e capacidade produtiva do solo.
“Precisamos combater a desertificação que é um fenômeno extremamente prejudicial à região do Semiárido. Ações precisam ser desenvolvidas e a Semarh trabalha em conjunto com os municípios para reverter este quadro. O Estado terá as suas atribuições, assim como as prefeituras irão desenvolver suas funções, num acordo técnico e mútuo”, explicou o superintendente.
Planejamento
Com a primeira assinatura para cooperação técnica realizada com o município de Senador Rui Palmeira, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos vai lançar, brevemente, um plano de ação destinada aos municípios que sofrem com o problema da desertificação.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
