Atletas destacam importância de participar dos jogos estudantis
O Estádio Rei Pelé viveu uma tarde festiva nesta sexta-feira (24) com a abertura solene da edição 2015 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Na ocasião, 1.706 estudantes de 253 escolas públicas e particulares se fizeram presentes e, no olhar de cada jovem, era visível a alegria de representar sua escola e seu município.
Era o caso de Rayanne Domiciano da Silva, estudante da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, de Arapiraca. Atleta da luta olímpica, coube à jovem portar e acender a pira dos jogos, uma escolha que deixou a garota honrada. “Fiquei surpresa por ser escolhida e para mim foi uma honra, estou muito emocionada por representar minha escola e minha cidade neste momento”, declarou Rayanne, que é a atual campeã alagoana de luta olímpica e vice-campeão brasileira da categoria cadete (até 17 anos).
Outra campeã presente à solenidade era Nattly Quintela, 13 anos, aluna da Escola Pio X e que compete na bocha paralímpica pela Associação Pestalozzi. Ano passado, a garota representou Alagoas nas edições nacionais dos jogos paraescolares, alcançando 4º lugar. Este ano, a jovem vai representar novamente o estado nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorrem no mês de novembro na cidade de Natal.
“Este é o meu segundo Jeal estou muito feliz de estar aqui representando o meu esporte e interagindo com novas pessoas”, contou a jovem.
Novos talentos
Dentre as várias unidades presentes ao evento, a Escola Estadual Luiz Augusto de Menezes, de Delmiro Gouveia, tinha uma responsabilidade a mais: a de ser a única escola pública a competir em uma modalidade tradicionalmente dominada pelas instituições particulares, o basquete. A equipe comandada pelos treinadores João Manuel Siqueira e Márcio Salles já começa a jogar neste sábado no Pavilhão do Basquete, em Jaraguá.
A escola tem tradição de revelar talentos neste esporte. A equipe feminina foi finalista do Jeal entre as edições 2008 e 2012, enquanto a masculina alcançou, respectivamente, o 3º e 2º lugar da competição.
“Um de nossos ex-alunos chegou a ser escalado para a seleção alagoana, sendo cestinha da edição 2011 dos Jogos Escolares Brasileiros, o Jebs. Hoje, este atleta atua na equipe de basquete do Esporte Clube Vitória, em Salvador”, conta Márcio Salles, ressaltando que a motivação dos atletas e busca por novos talentos é uma atividade contínua.
Um de seus atletas é Anthony Marinho. O garoto se mostra confiante em bons resultados e prometeu dar o melhor de si na competição. “Temos a responsabilidade de representar Delmiro e a rede pública e lutaremos por cada ponto, por cada bola e vamos buscar um bom resultado”, avisou o garoto.
Aula prática
Apesar de não estar competindo em nenhuma modalidade esportiva, os alunos da Escola Estadual Marcos Antônio, do Benedito Bentes, também se fizeram presentes ao evento. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio foram responsáveis por ajudar a organização do evento e colocar em prática o que aprenderam no curso profissionalizante de organização de eventos.
“Aqui eles fizeram um pouco de tudo: ajudaram a receber os convidados e autoridades, ajudaram a organizar as bandeiras e banners e vivenciaram o que é a organização de um evento”, destacou a supervisora do eixo de turismo e hospitalidade da escola, Sibele Castro.
Últimas notícias
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Mais de 54 mil adolescentes alagoanos podem votar pela primeira vez em outubro
Ex-deputado Edval Gaia ensaia retorno à política em chapa articulada por JHC
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
