MEC diz matéria do 'Bom Dia Brasil' sobre Fies teve erros

Na manhã desta segunda-feira (27), o Bom Dia Brasil , da TV Globo, veiculou uma reportagem sobre o Fies, apontando que mais de 200 mil alunos foram prejudicados por não conseguiram renovar o crédito estudantil do governo. “Mudar a regra no meio do jogo é complicado. E esses estudantes não sabem nem por que foram cortados”, diz a matéria.
O Ministério da Educação publicou uma nota oficial em seu site rebatendo essa e outras informações da reportagem que, segundo o órgão, contém “incorreções”. “Não existem ‘200 mil contratos’ do Fies que deixaram de ser renovados. Conforme informado à emissora, o balanço final será apresentado no decorrer desta semana, já que o prazo para renovação se encerrou no dia 15 último. O MEC reafirma, porém, que os levantamentos preliminares apresentam um número inferior a 100 mil”, diz a nota.
Outro ponto levantado pela reportagem são os juros. “Mesmo quem conseguiu renovar vai pagar juros maiores, que passaram de 3,4% para 6,5%, ao ano.” O MEC, por sua vez, contrapõe o dado. “Essa informação não é correta. A mudança na taxa de juros só vale para os novos contratos, que serão firmados a partir do segundo semestre deste ano.”
O Bom Dia Brasil informou ainda que prazo de renovação foi prorrogado três vezes, que o sistema ficou fora do ar e, com isso, beneficiários reclamam por não conseguir renovar pelo computador. “O sistema online de renovação do Fies, aberto desde o dia 31 de janeiro, apresentou problemas técnicos no período de 23 de janeiro a 7 de março último. Tais falhas foram solucionadas, e o sistema vem funcionando perfeitamente desde 8 de março, o que permitiu o aditamento de mais de 1,8 milhão de contratos”, respondeu o órgão.
A nota reforça que os estudantes que já estão no Fies e que não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015 podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início no próximo dia 3 de agosto.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
