Hospital Universitário fará mutirão para cirurgia de catarata em agosto
O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário (HU) realiza no próximo dia 8 de agosto, sábado, um mutirão para triagem de pacientes que precisam fazer cirurgia de catarata. A consulta com os médicos acontecerá a partir das 8h para diagnóstico da doença e encaminhamento para os exames pré-cirúrgicos. A triagem, exames e cirurgia no Hospital Universitário são gratuitos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O mutirão é direcionado às pessoas com idade a partir dos 50 anos, quando a catarata costuma se manifestar, e que tenham dificuldade de enxergar. Cerca de 10 oftalmologistas residentes e cinco médicos do ambulatório do Hospital estarão fazendo o atendimento desse público. A equipe informa que qualquer cidadão pode ter acesso ao mutirão e que a pessoa deve comparecer ao hospital munido dos documentos pessoais (identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência) para abertura do prontuário.
Sobre a doença
A catarata ainda é a principal causa de cegueira reversível entre os brasileiros, apesar do tratamento cirúrgico ser garantido pelo SUS. A doença embaça a lente natural do olho, chamada cristalino, e deixa a visão borrada, embaçada e causa dificuldade para enxergar principalmente à noite.
Os oftalmologistas esclarecem que não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que melhorem ou previnam o surgimento da catarata e que a única possibilidade de curar a doença é com a cirurgia, por isso, todo paciente com catarata possui indicação para fazer a operação.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
