Obra de restauração do Monte Pio dos Artistas é aprovada pelo Iphan
O projeto de restauração do prédio do Monte Pio dos Artistas apresentado pela Prefeitura de Penedo foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Esta é a 5ª obra já autorizada com recursos provenientes do PAC das Cidades Históricas.
No total, Penedo foi contemplada no PAC das Cidades Históricas com nove projetos, incluindo infraestrutura e restauro de prédios históricos.
“Recebemos a informação oficial que o Governo Federal autorizou o repasse dos recursos para a restauração do Monte Pio dos Artistas. Uma boa notícia para Penedo. O edital deverá ser lançado nos próximos dias. A obra está orçada em torno de R$ 360 mil”, adiantou o superintende em Alagoas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o arquiteto e também penedense, Mário Aloísio Barreto Melo.
Atualmente, o prédio histórico atende cerca de 50 crianças e jovens de Penedo, a partir dos 08 anos, com curso gratuito de música. A instituição desenvolve o projeto social inteiramente de forma gratuita. O prédio histórico contemplado no PAC das Cidades Históricas também faz parte do projeto ‘Centro de Convenções’, que foi dotar a cidade de modernos auditórios para eventos. Com isso, os prédios terão utilização para diversos fins e viabilidade econômica.
“Nossa equipe de projetos está de parabéns. Foram meses de muito trabalho e idas à Brasília. E os resultados estão surgindo. Agradecemos o empenho de todos. Com isso, Penedo ganha, os nossos moradores e as crianças. O trabalho desenvolvido pelo Monte Pio tem um grande valor social e deve seguir por muitos anos, contribuindo com a formação do ser”, comemorou o prefeito Marcius Beltrão.
O vice-prefeito e coordenador do PAC das Cidades Históricas, Ronaldo Lopes, também comemorou a autorização para obra de restauração do local que presta um serviço importante, pois ocupa a mente de crianças e jovens com a música, reconhecendo e desenvolvendo talentos.
“Estamos felizes com autorização para essa obra. A restauração do prédio do Monte Pio é a 5ª obra já com recursos autorizados pelo PAC das Cidades Históricas. Estão em fase de acabamento as restaurações do Círculo Operário e da Biblioteca Municipal; em andamento a requalificação do Largo de São Gonçalo e em processo de licitação a Marina e Escola Naútica, já com edital publicado no Diário Oficial”, salientou Lopes.
Os projetos foram todos elaborados pela Prefeitura de Penedo, em parceria com o IPHAN e apresentados em Brasília. A execução e divulgação do edital ficam sob a responsabilidade do Instituto. E a fiscalização dos trabalhos acontece em parceria, IPHAN e Prefeitura de Penedo.
Projetos Aprovados
1 – Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo; (Em execução)
2 – Theatro Sete de Setembro;
3 – Marina Pública;
4 – Cine Penedo; (Concluído)
5 – Montepio dos Artistas; (Recursos liberados)
6 – Círculo Operário; (Em execução)
7 – Biblioteca de Penedo; (Em execução)
8 – Chalet dos Loureiros;
9 – Cais da Marina de Penedo;
Total: R$ 20.890.000,00.
Últimas notícias
Academia Portocalvense inicia projeto “Família: célula-mãe da sociedade”
Saúde de Maceió abre inscrições para a I Conferência de Prevenção do Câncer de Mama
Arapiraca e MPF firmam parceria para segunda edição do Pop Rua Jud
Prefeito de Marechal Deodoro se rende ao bolsonarismo para evitar ser ‘engolido’ em 2028
Justiça suspende obra da nova sede da Assembleia Legislativa a pedido da Prefeitura
MC Gui é assaltado dentro de caminhão em Campina Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
