Capital

Comissão vai acompanhar obra do Centro Pesqueiro

Por Redação com Secom 10/08/2015 17h05
Comissão vai acompanhar obra do Centro Pesqueiro
Secretário Mac Lira - Foto: Marco Antônio / Secom - Maceió

Uma comissão composta por 26 pessoas foi escolhida, por meio de votação, para acompanhar e participar ativamente das reuniões de trabalho relacionadas à construção do Centro Pesqueiro. A obra foi iniciada no último mês de junho e está sendo executada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS).

De acordo com o secretário executivo da Unidade Executora da SMHPS, Anderson Ricardo, a comissão vai acompanhar o desenvolvimento físico e o trabalho social do Centro. “Mais que uma comissão, o grupo será a voz dos representantes da comunidade nas reuniões promovidas pela Prefeitura. Um grupo formado, entre outros, por pescadores, marisqueiras e vendedores da balança, que devem acompanhar de perto a evolução da obra em execução pelo Município”, explicou.

O projeto do Centro Pesqueiro foi construído por meio de uma parceria entre o poder público e a comunidade. Em paralelo à construção do Centro Pesqueiro, a Prefeitura desenvolve um projeto técnico-social, que vai nortear os trabalhadores para operar o equipamento público.

Entre outras estruturas, o Centro Pesqueiro terá um mercado de peixe adequado nos moldes que a vigilância sanitária preconiza, três estaleiros e uma fábrica de gelo. No local serão construídos também uma câmara frigorífica e um espaço adequado para o beneficiamento dos pescados, além de depósitos para o armazenamento dos materiais. Todas as estruturas serão voltadas para as famílias antes residente na Favela e que têm na pesca a principal atividade de sobrevivência.

“O projeto nada mais é que uma forma de melhor ordenar a cadeia produtiva de pesca no Jaraguá e, sobretudo, promover melhorias nas condições de habitação dos que residiam em condições subumanas na favela”, disse o secretário municipal de Habitação e Saneamento,

Mac Lira.

A eleição da comissão aconteceu durante o seminário realizado pelo Município, na última quinta-feira (06), na Associação Comercial, para a apresentação da segunda etapa do projeto técnico-social aos pescadores.