Agreste

Projeto de reflorestamento em nascente do Rio Piauí começa a ser executado

Por 7 Segundos 11/08/2015 18h06
Projeto de reflorestamento em nascente do Rio Piauí começa a ser executado
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

Um projeto de reflorestamento criado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) com a comunidade da Vila Bananeiras, localizada na zona rural de Arapiraca, começou a ser executado nesta segunda-feira (10), na nascente do Rio Piauí, situada na divisa do município com as cidades de Junqueiro, Limoeiro de Anadia e São Sebastião.

O Rio Piauí é um dos afluentes mais importantes do Rio São Francisco e é o único inteiramente alagoano. Perene por natureza, suas águas são responsáveis por abastecer a comunidade de Bananeiras e proporcionar uma grande contribuição à agricultura de subsistência, com pequenos projetos de irrigação.

De acordo com o secretário-executivo do Comitê, Maciel Oliveira, a obra servirá para melhorar a qualidade da água que chega ao São Francisco. "Esta é mais uma obra que permite maior doação de água com qualidade para o São Francisco e é disso que se está precisando”, resumiu Maciel.

Quem está comandando a execução do projeto são as empresas GOS Florestal e Gama Engenharia, ambas de Minas Gerais, que foram contratadas através de licitação e deverão atender as propriedades localizadas no entorno da nascente.

Quem está acompanhando de perto a ação é a professora aposentada, e ambientalista de carteirinha, Marluce Magalhães, que acredita ser um marco para a história da comunidade da Vila Bananeira, onde vive.

"Lutamos por esse reflorestamento há muitos anos e, enfim, estamos conseguindo realizá-lo. Só em uma propriedade já foram plantadas cerca de 300 árvores", relatou.

Nesta quarta-feira (12), a professora Marluce levará um grupo de estudantes da Escola Municipal José Pereira Lúcio, localizada no próprio povoado, até o local onde o projeto está sendo executado.