Projeto de reflorestamento em nascente do Rio Piauí começa a ser executado

Um projeto de reflorestamento criado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) com a comunidade da Vila Bananeiras, localizada na zona rural de Arapiraca, começou a ser executado nesta segunda-feira (10), na nascente do Rio Piauí, situada na divisa do município com as cidades de Junqueiro, Limoeiro de Anadia e São Sebastião.
O Rio Piauí é um dos afluentes mais importantes do Rio São Francisco e é o único inteiramente alagoano. Perene por natureza, suas águas são responsáveis por abastecer a comunidade de Bananeiras e proporcionar uma grande contribuição à agricultura de subsistência, com pequenos projetos de irrigação.
De acordo com o secretário-executivo do Comitê, Maciel Oliveira, a obra servirá para melhorar a qualidade da água que chega ao São Francisco. "Esta é mais uma obra que permite maior doação de água com qualidade para o São Francisco e é disso que se está precisando”, resumiu Maciel.
Quem está comandando a execução do projeto são as empresas GOS Florestal e Gama Engenharia, ambas de Minas Gerais, que foram contratadas através de licitação e deverão atender as propriedades localizadas no entorno da nascente.
Quem está acompanhando de perto a ação é a professora aposentada, e ambientalista de carteirinha, Marluce Magalhães, que acredita ser um marco para a história da comunidade da Vila Bananeira, onde vive.
"Lutamos por esse reflorestamento há muitos anos e, enfim, estamos conseguindo realizá-lo. Só em uma propriedade já foram plantadas cerca de 300 árvores", relatou.
Nesta quarta-feira (12), a professora Marluce levará um grupo de estudantes da Escola Municipal José Pereira Lúcio, localizada no próprio povoado, até o local onde o projeto está sendo executado.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
