Limoeiro de Anadia é escolhida para acolher o Projeto Bandeira Científica
Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira (PP), recebeu em seu gabinete, estudantes universitários que integram a direção nacional do Projeto Bandeira Científica, uma extensão universitária da Universidade de São Paulo (USP).
A comitiva esteve representada pelos estudantes Matheus Belo (Medicina), Clara Oliveira (Medicina), Amanda Kumagai (Odontologia) e Daniela Souza (Nutrição). Eles ainda foram recepcionados pelas secretárias de Saúde, Raphaela Brasil, e de Assistência Social, Telma Noronha, além de técnicos das duas secretarias.
Na oportunidade, os acadêmicos apresentaram o Projeto Bandeira Científica, formado por estudantes, docentes e profissionais de diversas áreas, que realizam intervenções médicas, odontológicas, psicológicas, nutricionais, de fisioterapia e ainda realizam exames laboratoriais, testes oftalmológicos, entre outros, beneficiando gratuitamente milhares de pessoas.
A cada ano uma cidade brasileira é escolhida para abrigar a expedição, que tem caráter interprofissional e assistencialista, que inclui mais de onze cursos daquela instituição. Os critérios para a escolha do município são baseados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que deve estar entre 0,5 e 0,7; cobertura do PSF maior que 50% e população entre 20 mil e 60 mil habitantes.
Em 2015 a cidade escolhida foi Limoeiro de Anadia, que deverá receber a expedição no mês de dezembro. Até lá a equipe deverá realizar várias visitas ao município, discutindo o projeto com o poder público e identificando demandas, de forma que o projeto seja adaptado às necessidades do município. Nas visitas também será decidido os locais onde a equipe fará os atendimentos, além do agendamento de pacientes e contatos com a universidade local.
Além de beneficiar pessoas de comunidades carentes, o projeto destaca-se pela experiência que proporciona aos seus integrantes. Os estudantes têm a oportunidade de ver, na prática, o que aprendem na faculdade. Todo atendimento médico é supervisionado e os estudantes são acompanhados por profissionais – chamados de discutidores – que os orientam, transmitem a conduta, debatem sobre os procedimentos e os remédios a serem administrados, conversam com o paciente na presença do aluno e esclarecem dúvidas.
Satisfeito com a visita, o prefeito Marlan Ferreira colocou-se à disposição do projeto, garantindo que a Prefeitura irá contribuir no que for necessário desde os preparativos até a chegada da expedição. Entre as contrapartidas do Município está a disponibilização de alojamento e profissionais de apoio.
“Projetos como esse devem ser estimulados e apoiados cada vez mais pelo Brasil, que anda tão deficiente na área de Saúde. Parabéns aos que fazem o Projeto Bandeira Científica. Sejam bem vindos à Limoeiro de Anadia”, disse o prefeito.
Últimas notícias
Caso Marielle e Anderson: STF condena irmãos Brazão a 76 anos
Advogado sustenta que queda de criança foi acidente e questiona provas da acusação no júri
MPAL promove reunião com órgãos estaduais para discutir direitos humanos e cidadania nas escolas
IMA diz que mortandade de peixes em Jequiá da Praia foi provocada por ações humanas
Polícia Militar flagra extração irregular de minério durante Operação Onda Verde
Marginal do Piauí, com recursos articulados por Arthur Lira, impulsiona desenvolvimento em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
