Limoeiro de Anadia é escolhida para acolher o Projeto Bandeira Científica

Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira (PP), recebeu em seu gabinete, estudantes universitários que integram a direção nacional do Projeto Bandeira Científica, uma extensão universitária da Universidade de São Paulo (USP).
A comitiva esteve representada pelos estudantes Matheus Belo (Medicina), Clara Oliveira (Medicina), Amanda Kumagai (Odontologia) e Daniela Souza (Nutrição). Eles ainda foram recepcionados pelas secretárias de Saúde, Raphaela Brasil, e de Assistência Social, Telma Noronha, além de técnicos das duas secretarias.
Na oportunidade, os acadêmicos apresentaram o Projeto Bandeira Científica, formado por estudantes, docentes e profissionais de diversas áreas, que realizam intervenções médicas, odontológicas, psicológicas, nutricionais, de fisioterapia e ainda realizam exames laboratoriais, testes oftalmológicos, entre outros, beneficiando gratuitamente milhares de pessoas.
A cada ano uma cidade brasileira é escolhida para abrigar a expedição, que tem caráter interprofissional e assistencialista, que inclui mais de onze cursos daquela instituição. Os critérios para a escolha do município são baseados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que deve estar entre 0,5 e 0,7; cobertura do PSF maior que 50% e população entre 20 mil e 60 mil habitantes.
Em 2015 a cidade escolhida foi Limoeiro de Anadia, que deverá receber a expedição no mês de dezembro. Até lá a equipe deverá realizar várias visitas ao município, discutindo o projeto com o poder público e identificando demandas, de forma que o projeto seja adaptado às necessidades do município. Nas visitas também será decidido os locais onde a equipe fará os atendimentos, além do agendamento de pacientes e contatos com a universidade local.
Além de beneficiar pessoas de comunidades carentes, o projeto destaca-se pela experiência que proporciona aos seus integrantes. Os estudantes têm a oportunidade de ver, na prática, o que aprendem na faculdade. Todo atendimento médico é supervisionado e os estudantes são acompanhados por profissionais – chamados de discutidores – que os orientam, transmitem a conduta, debatem sobre os procedimentos e os remédios a serem administrados, conversam com o paciente na presença do aluno e esclarecem dúvidas.
Satisfeito com a visita, o prefeito Marlan Ferreira colocou-se à disposição do projeto, garantindo que a Prefeitura irá contribuir no que for necessário desde os preparativos até a chegada da expedição. Entre as contrapartidas do Município está a disponibilização de alojamento e profissionais de apoio.
“Projetos como esse devem ser estimulados e apoiados cada vez mais pelo Brasil, que anda tão deficiente na área de Saúde. Parabéns aos que fazem o Projeto Bandeira Científica. Sejam bem vindos à Limoeiro de Anadia”, disse o prefeito.
Últimas notícias

Suspeitos de tráfico em Campo Alegre monitoravam moradores por meio de câmeras

Homem é preso após agredir ex com socos e puxões de cabelo em Lagoa da Canoa

Homem morre após ser baleado em Lagoa da Canoa

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
