Penedo vai ganhar o Museu do Rio, centro de pesquisa, ensino e extensão
As parcerias foram iniciadas em 2006, quando o processo de interiorização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), chegou a Penedo com dois cursos. Desde então, todo o Baixo São Francisco passou a ser beneficiado. Agora com cinco graduações (Turismo, engenharias de Pesca e Produção, Biologia e Análise de Sistemas), saindo de polo e se transformando em campus, mais um convênio, Ufal, Penedo e IPHAN, vai dotar o município de um moderno centro de pesquisa, ensino e extensão - Museu do Rio -, voltado para a conservação da diversidade biológica e cultural do Rio São Francisco.
O prédio às margens do Velho Chico, localizado na Rua Dâmaso do Monte, pertence ao Município. E o prefeito Marcius Beltrão recebeu nesta sexta-feira (28), em seu gabinete, a vice-reitora da Ufal, Raquel Rocha, o coordenador-geral do campus Penedo, Petrônio Coelho e o coordenador-geral do Festival de Cinema Universitário, Sérgio Onofre, para iniciar o processo de mais uma parceria.
“Buscamos com a parceria transformar o local em um espaço cientifico e de pesquisa, de estudo da biodiversidade do São Francisco. Penedo vai ganhar, os estudantes das redes públicas e privadas também vão ganhar um espaço interativo. Toda a região será beneficiada com um espaço de sensibilização pública para as ciências. E o local é perfeito para abrigar o Museu do Rio”, explicou a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, ao conhecer o local.
Marcius Beltrão comemorou a aprovação do prédio onde abriga à sede do Capespe e um restaurante, pela comitiva formada pelos professores da Universidade.
“O nosso sonho em ter uma universidade pública foi concretizado em 2006. E desde então, as parcerias foram se tornando uma constante em nossa cidade. E agora, mais uma, que vai beneficiar todo o Baixo São Francisco. O Museu do Rio vai proporcionar o acesso da comunidade estudantil a temas relacionados ao São Francisco. Além dos vários ganhos, vai contribuir com a aproximação, universidade e sociedade, com o ensino e conservação da biodiversidade do Rio. Agradeço as parcerias iniciadas ainda com a reitora Ana Deise Dória e prosseguida com o reitor Eurico Lôbo Filho. E sempre apoiando, presente nestas ações, o IPHAN através do Mário Aloisio”, enfatizou o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.
O Museu do Rio pretende ser um espaço de pesquisa, extensão e ensino. O local aprovado pela comitiva da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é de propriedade do Município e fica localizado na Rua Dâmaso do Monte. Atualmente, funciona um restaurante no piso inferior. E no superior, à sede do Clube Penedense de Pesca e Arremesso (Capespe).
Uma Viagem ao Longo do Curso do Velho Chico: vai levar ao público através da ciência, atividades lúdicas, didáticas e interativas, a biodiversidade do Rio da Unidade Nacional. O Museu do Rio vai contar com exposições permanentes, transitórias, aquários e coleções científicas.
O encontro no gabinete do prefeito, com visita ao imóvel, além das presenças da vice-reitora da Ufal, Raquel Rocha, do coordenador-geral do campus Penedo, Petrônio Coelho e do coordenador-geral do Festival de Cinema Universitário, Sérgio Onofre, contou ainda com os secretários de Governo e Infraestrutura, Bili Marques e Valmir Lessa, e do presidente da Câmara Municipal de Penedo, Júnior Figueiredo.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
