Itec debate maneiras de melhorar Telecentro do município de Igaci

Representantes do Telecentro Comunitário Arnaldo Pereira dos Santos, localizado no município de Igaci, reuniram-se com os responsáveis pelos telecentros do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) para discutirem os trabalhos desenvolvidos no telecentro e conhecer a instituição. Quem toca o projeto na cidade é a Associação de Agricultores Alternativos, entidade consciente de que com inclusão digital no campo, a produção e o dia a dia dos produtores familiares pode ser facilitado.
Durante o encontro, foram abordados temas como: a estrutura do Programa de Inclusão Digital do Governo de Alagoas; a situação atual do telecentro e sua atuação na comunidade. A reunião levantou, sobretudo, as dificuldades, prioridades, assim como as perspectivas de execução de novos projetos voltados para a comunidade.
Cristialex Soares, coordenadora do projeto no município destacou a importância da iniciativa para a comunidade de Igaci e região.
“Oferecemos uma capacitação para que as pessoas aprimorem o cultivo de frutas e hortaliças, o que gera o desenvolvimento econômico para as famílias do Semiárido alagoano. Graças a parceira com o Itec e o trabalho feito em equipe dos diretores, monitores e alunos”, destacou a coordenadora.
A Associação de Agricultores Alternativos desenvolve projetos voltados para o campo, discutindo o desenvolvimento sustentável. Os desafios e as possibilidades para a juventude estão entre as metas da associação. Abordando o desenvolvimento rural sustentável, sua contribuição nas comunidades e a importância dos jovens na agricultura sustentável surge como desafio.
Além de promover, paralelamente em seus projetos, a associação prega a inclusão sociodigital, por acreditar que a tecnologia deve ser utilizada para o resgate da cidadania.
Em 2014, o telecentro foi vencedor do Prêmio Telecentros Brasil na categoria Sustentabilidade Ambiental, organizado pela Associação Telecentro de Informação e Negócios, em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, Comunicações e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A premiação foi resultado do trabalho realizado para garantir o acesso à prática de inclusão digital e social para crianças, jovens e adultos das comunidades rurais das comunidades rurais de Igaci.
A entidade já realizou vários cursos pelo telecentro e, só no primeiro semestre de 2015, já certificou mais de 120 alunos em informática.
Sobre o Programa
O Telecentro de Igaci é um dos 70 a integrar o Programa Alagoano de Inclusão Digital do Governo de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, sendo também um dos 50 do projeto Digitalagoas, coordenado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio

Polícia Rodoviária Federal recupera moto de homem vítima de estelionato em União dos Palmares

Restaurante Popular de Arapiraca bate recorde de refeições servidas em único dia

Corpo de idoso é encontrado em estado de decomposição dentro de residência em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
