ONG no Manoel Teles desenvolve ações de cidadania em Arapiraca
Promover capacitação, inclusão social, integração com o esporte, afastar jovens do risco de vulnerabilidade social. Estes são alguns dos objetivos da Ong Manoel Teles Solidário.
O projeto social desenvolvido em uma das comunidades mais carentes de Arapiraca realiza ações permanente como emissão de documentos, cursos profissionalizantes, atividades esportivas e culturais, atendimento em saúde, entre tantas ações que são desenvolvida ao longo de duas décadas.
O projeto que possibilita ações de cidadania para os moradores do bairro Manoel Teles começou há 20 anos, e é capitaneado pela funcionária pública municipal Edneusa Gadi, uma mulher que não fica indiferente as dificuldades que a comunidade convive.
“Sempre procurei ajudar as pessoas da minha comunidade e incentivá-las a buscar outros caminhos diferente daquela difícil realidade que vive. Lutar por uma vida melhor, esse é meu lema”, afirmou Gadi.
As dificuldades encontradas no início desse jornada de 20 anos ainda atravessam o caminho de Edneusa Gadi, mesmo assim ela não desiste e busca seja no setor público ou privado parcerias para implantar projetos na comunidade. O objetivo é possibilitar capacitação para que os as famílias do bairro Manoel Teles possam buscar sua independência econômica e consiga sua própria sustentabilidade para reduzir os índices de falta de oportunidade de trabalho caraterístico em comunidades mais carentes.
“Há uma marginalização das famílias que vivem inseridas em áreas de tráfico de drogas, ocorrências de roubos e assaltos é mais frequente. Mas lutamos para mudar essa realidade e oferecer a essas pessoas uma vida mais digna”, afirmou a presidente da ONG.
Um dos projetos que ajuda a afastar as crianças e jovens do risco da marginalidade é o projeto da Escolinha de Futebol, onde em parceria com o professor Duda, a ONG mantem cerca de 20 crianças em atividade esportivas permanente. Além do conhecimento técnico o objetivo da escolinha é a conscientização desse jovens sobre não valer a pena se envolver com a criminalidade, há outros caminhos que podem levar a uma vida promissora e vencedora.
As ações da ONG Manoel Teles Solidário também envolvem as mulheres do bairro promovendo atividades específicas em datas comemorativas e reuniões para levar conhecimento sobre vários temas que estão diretamente ligados ao dia a dia da comunidade, como saúde , educação, direitos sociais, entre outros.
“As ações geralmente realizadas na sede da Associação dos Moradores do Bairro Manoel Teles, e também realizamos momentos de descontração, brincadeiras e diversão. Promovemos bem-estar e alegria para as famílias que já enfrentam uma dura realidade diariamente”, finalizou Gadi.
Sempre em busca dos direitos dos cidadãos e cobrar dos representantes públicos projetos que contribuam para o desenvolvimento social e econômico da comunidade, Edneusa Gadi, não perde uma sessão da Câmara de Vereadores, onde mantém firme suas convicções políticas firme, no sentido de dos Desenvolver cidadania em uma comunidade carente e com muitos problemas que levam os jovens à situação de vulnerabilidade social.
Últimas notícias
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
Homem é socorrido após queda grave em shopping de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
