Grupo Portobello inaugura fábrica e gera mais de mil empregos em AL
O Grupo Portobello, líder brasileiro em Revestimentos Cerâmicos, inaugura, na próxima quinta-feira, 10, às 9h, no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, sua fábrica em Alagoas. Com orçamento total de R$ 210 milhões, incluindo capital de giro, a fábrica está instalada numa área de 1 milhão de m², com 50 mil m² de área construída, e capacidade produtiva de 20 milhões de m²/ano. Isso representa um aumento de mais de 60% na capacidade produtiva do Grupo Portobello e visa atender principalmente o público do Norte e Nordeste brasileiro, que corresponde a 25% do mercado cerâmico nacional.
Destacando o apoio do governador Renan Filho para a realização do projeto, o Grupo Portobello saúda o empenho dos órgãos estaduais na agilidade dos processos e a segurança jurídica que marca a política de atração para novos empreendimentos em Alagoas. Segundo Diógenes Ghellere, diretor Industrial da Pointer, “tem sido marcante a participação do secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, nos encaminhamentos governamentais necessários, o que revela o real interesse do Estado em consolidar cenários favoráveis para o desenvolvimento local e sustentado em solo alagoano”.
Com um público e portfólio específico, a fábrica será o motor da nova marca Pointer, que tem como objetivo satisfazer os desejos e anseios de um público potencial, ávido por produtos que aliem design a um preço acessível, mas que ainda não encontrava opções no mercado, permitindo ao grupo, ganhos de market share.
Tudo isso movimenta a economia local. Numa cidade com cerca de 50 mil habitantes (segundo último censo do IBGE), esse novo parque fabril gera 300 empregos diretos e 900 indiretos. Para que isso aconteça, o Grupo Portobello estabeleceu uma parceria com o Senai local para capacitação da mão de obra. “Esse tipo de parceria é fundamental para que possamos gerar conhecimento, capacitar as pessoas e, consequentemente, aquecer a economia da região” diz Diógenes Ghellere. “Além disso, a inauguração de uma fábrica como essa, movimenta toda a cadeia produtiva”, completa, referindo-se à abertura de unidades regionais de seus fornecedores de insumos de produção e distribuição.
A nova unidade fabril reafirma um dos principais compromissos do grupo: a sustentabilidade. Utilizando as mais avançadas tecnologias, a fábrica do Nordeste possui um projeto que racionaliza os recursos, resultando no menor impacto possível à natureza. Exemplo é o reaproveitamento do pó onde a poeira, antes dispersa no ambiente, é captada e reincorporada ao processo produtivo, passando por filtros que purificarão o ar; uso de um sistema de ventilação natural (que melhora o conforto térmico do ambiente); a água do processo produtivo circula em um sistema fechado, sem desperdício e reutilização do recurso; geração de energia alternativa e reaproveitamento de calor entre os equipamentos, métodos também usados no parque fabril de Tijucas-SC.
“É preciso agir com consciência e de maneira frequente. Essa fábrica está entre as mais sustentáveis do mundo. Buscamos tecnologia avançada para racionalizar recursos, preservando o meio ambiente. Isso é fundamental!”, explica Cesar Gomes Júnior, presidente do Grupo Portobello.
O Grupo Portobello tem o design em seu DNA. E isso se traduz em números: maior fabricante de revestimentos cerâmicos da América Latina, com receita bruta anual acima de R$ 1 bilhão. Sua produção é distribuída não apenas para todas as regiões brasileiras, mas também para países dos cinco continentes, como Argentina, Chile, Austrália, Bélgica e Inglaterra, entre outros que, no último ano, totalizaram 70.
Sua vocação para o design também é comprovada pelo reconhecimento internacional. Em 2015, o Grupo Portobello foi contemplado com um dos mais conceituados e completos prêmios de design do mundo, o título iF DESIGN AWARD na categoria de revestimento. E, para oferecer atendimento personalizado e serviços que facilitem a vida do cliente, o grupo conta com a rede de lojas Portobello Shop, a maior do segmento. Atualmente são 136 lojas, operadas por mais de 90 franqueados, espalhadas por todo país. Agora, com a inauguração da nova fábrica e o lançamento da marca Pointer, o Grupo Portobello visa tornar o design mais acessível, oferecendo ainda mais possibilidades ao mercado.