Conselho de Cultura aprova tombamento de casa maçônica no Centro
O Conselho Estadual de Cultura aprovou, na manhã desta terça-feira, 8, em sessão ordinária, o processo de tombamento da Casa Maçônica Perfeita Amizade Alagoana. Localizado no Centro de Maceió, o prédio construído na primeira metade do século XX, não sofreu intervenções em seu conjunto arquitetônico, preservando as características originais da época.
O colegiado, presidido pela secretária da Cultura Mellina Freitas, foi favorável, por maioria, ao tombamento da edificação, discussão e análise dos estudos e relatório técnico do Pró-Memória. Com arquitetura de estilo híbrido em características neoclássico e influências góticas nas esquadrias com arcos ogivais, a casa é sede de atividades filantrópicas e cívicas.
“A Casa Maçônica apresenta relevância histórica para a cidade pois marca época e várias gerações da sociedade. Com o tombamento, o prédio centenário passará por restauros importantes, preservando a memória cultural do estado. Por suas fileiras passaram nomes como o segundo presidente da República, marechal Floriano Peixoto”, declarou a titular da pasta.
“Esta decisão do colegiado foi um marco com relação ao patrimônio histórico de Alagoas”, disse o conselheiro Jayme de Altavila. Para o secretário de comunicação Ênio Lins “a aprovação do processo de tombamento é extremamente positivo diante de uma cultura se destruição”. Aprovado pelo conselho, o processo segue para emissão de parecer a elaboração da minuta do decreto-lei para a sanção do governador Renan Filho.
Conselho
O Conselho Estadual de Cultura (CEC), integrante da estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Cultura, tem por finalidade deliberar sobre a política estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, acompanhar sua execução, bem como assessorar o secretário de Estado da Cultura, nos termos de seu regimento interno. O CEC é composto de 19 membros, recrutados entre representantes da sociedade civil e do Poder Público, todos nomeados pelo chefe do Poder Executivo Estadual.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
