Conselho de Cultura aprova tombamento de casa maçônica no Centro
O Conselho Estadual de Cultura aprovou, na manhã desta terça-feira, 8, em sessão ordinária, o processo de tombamento da Casa Maçônica Perfeita Amizade Alagoana. Localizado no Centro de Maceió, o prédio construído na primeira metade do século XX, não sofreu intervenções em seu conjunto arquitetônico, preservando as características originais da época.
O colegiado, presidido pela secretária da Cultura Mellina Freitas, foi favorável, por maioria, ao tombamento da edificação, discussão e análise dos estudos e relatório técnico do Pró-Memória. Com arquitetura de estilo híbrido em características neoclássico e influências góticas nas esquadrias com arcos ogivais, a casa é sede de atividades filantrópicas e cívicas.
“A Casa Maçônica apresenta relevância histórica para a cidade pois marca época e várias gerações da sociedade. Com o tombamento, o prédio centenário passará por restauros importantes, preservando a memória cultural do estado. Por suas fileiras passaram nomes como o segundo presidente da República, marechal Floriano Peixoto”, declarou a titular da pasta.
“Esta decisão do colegiado foi um marco com relação ao patrimônio histórico de Alagoas”, disse o conselheiro Jayme de Altavila. Para o secretário de comunicação Ênio Lins “a aprovação do processo de tombamento é extremamente positivo diante de uma cultura se destruição”. Aprovado pelo conselho, o processo segue para emissão de parecer a elaboração da minuta do decreto-lei para a sanção do governador Renan Filho.
Conselho
O Conselho Estadual de Cultura (CEC), integrante da estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Cultura, tem por finalidade deliberar sobre a política estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, acompanhar sua execução, bem como assessorar o secretário de Estado da Cultura, nos termos de seu regimento interno. O CEC é composto de 19 membros, recrutados entre representantes da sociedade civil e do Poder Público, todos nomeados pelo chefe do Poder Executivo Estadual.
Últimas notícias
Governo do Estado antecipa salários de servidores para esta quarta-feira
Corpo é encontrado em Maceió e pode ser de jovem desaparecido no Vergel do Lago
Homem é preso com arma em bar de Maceió e mostra carteira de estágio da OAB para se livrar
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
